MotoGP: estratégia funciona e Márquez vence em Brno

Marc Márquez venceu na manhã deste domingo (6) o Grande Prêmio da República Tcheca, décima etapa da temporada 2017 da MotoGP. Em uma pista que começou molhada e terminou com asfalto seco, o piloto da Honda foi aos boxes para trocar pela moto com pneus slicks na terceira das 22 voltas, e disparou na frente após todos pararem, garantindo a vitória em Brno.

Leonardo Marson
Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.

Crédito: Foto: Getty Images

A segunda colocação ficou com Dani Pedrosa, que fez a troca de motos uma volta depois que seu companheiro de equipe, e ficou impossibilitado de brigar pela vitória. O pódio foi completado por Maverick Viñales, que depois de um final de semana com resultados ruins nos treinos, cresceu de produção quando a pista secou e terminou em terceiro.

A quarta colocação ficou com Valentino Rossi, que chegou a liderar a prova, mas fez a troca de motos apenas na sexta volta, quando Márquez descontava nove segundos por volta. O italiano fez uma corrida de recuperação e ultrapassou Cal Crutchlow, da LCR Honda, na última volta da prova, relegando o britânico ao quinto posto.

Andrea Dovizioso, com uma Ducati, terminou a prova em sexto, depois de se recuperar após trocar de moto no mesmo momento que Rossi. Danilo Petrucci foi o sétimo, após perder desempenho nas dez voltas finais, quando vinha em terceiro. Aleix Espargaró, da Aprilia, terminou a prova na oitava posição, logo à frente de Pol Espargaró, com a KTM, enquanto Jonas Folger, da Yamaha Tech3, fechou o top-10.

Após o Grande Prêmio da República Tcheca, Marc Márquez ampliou a vantagem na liderança da MotoGP, alcançando 154 pontos, contra 140 de Maverick Viñales, segundo colocado Andrea Dovizioso segue em terceiro, agora com 133 pontos, apenas um a mais em relação a Valentino Rossi, quarto com 132.

A temporada da MotoGP seguirão já no próximo domingo (13), quando acontece o Grande Prêmio da Áustria, marcado para o Red Bull Ring.

Foto: Getty Images