O público nos estádios brasileiros nos últimos cinco anos – Camp. Brasileiro Série A.

Créditos: Gabriel Bouys/AFP

Sobre os números de público nos estádios brasileiros, como tem sido a evolução de bilheteria nos últimos 5 anos?

Já foram apresentadas as médias de público das 10 principais ligas da Europa e agora é hora de analisar os números nacionais.

LEIA MAIS:
Como foi o público do São Bernardo FC na série D do Brasileiro?
Um balanço da média de público na Europa – 2016/2017
A bilheteria das 10 primeiras rodadas do Brasileiro 2017
G20 – Quem leva mais torcedores aos estádios?

Nos próximos dias, serão apresentados números referentes a média de público, ingressos vendidos, renda bruta e ticket médio de todos os estaduais do Brasil, das quatro divisões do Brasileiro, da Copa do Brasil, da Copa do Nordeste e da Copa Verde dos últimos cinco anos, uma oportunidade para acompanhar a evolução em todos esses quesitos.

Todos os dados apresentados nessa análise foram retirados do site Sr.Goool.

Começando pelo Campeonato Brasileiro, hoje serão apresentados os números da série A.
Serão analisados os números das competições de 2012 a 2016, não sendo considerados os números da temporada 2017, que ainda não terminou.

O ano de 2012 foi o último sem as novas arenas, tanto que nesse ano os estádios que mais receberam jogos foram: Engenhão com 49 jogos, Independência com 32 jogos e Pacaembu com 30 jogos.

Além de não contar com as novas arenas, o ano de 2012 tem a pior média de público, o menor número de ingressos vendidos, o menor ticket médio e consequentemente a pior renda bruta dos últimos cinco anos.

Os novos estádios deram um boom nos números de bilheteria do Brasileirão. Com a inauguração deles já em 2013, a evolução foi grande em todos os quesitos.

De 2012 a 2015 os números só cresceram, porém em 2016 caíram em todos os quesitos, um reflexo dos Jogos Olímpicos Rio 2016, o fim do interesse dos torcedores pelos novos estádios ou a crise econômica que assola o país?

A título de curiosidade, nos últimos cinco anos do Campeonato Brasileiro Série A foram vendidos mais de 28 milhões e 900 mil ingressos e arrecadados quase 1 bilhão reais.

Esses são os números referentes a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. Na próxima matéria serão apontados os números referentes as divisões de acessos, as séries B, C e D.



Profissional de marketing esportivo que conhece, vive e ama o futebol.