Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Relembre curiosidades sobre a etapa de Gateway da Indy

O Gateway Motorsport Park volta a receber neste a Verizon IndyCar Series neste sábado (26), quando será disputada a 15ª etapa da temporada 2017. A categoria americana volta a correr no traçado de 1,25 milhas localizado na cidade americana de Madison após um hiato de 14 anos sem receber os monopostos.

Leonardo Marson
Jornalista com passagens pelas revistas Racing e House Mag.

Crédito: Foto: Getty Images

Em suas várias fases, a Indy fez sete corridas em Gateway entre 1997 e 2003, com a peculiaridade de nenhum piloto ter vencido a prova em duas oportunidades. No dia 24 de maio de 1997, Paul Tracy, com um Penske, triunfou na primeira vez que a então CART World Series correu lá. Já o último vencedor foi Helio Castroneves também com um Penske, em 2003.

O brasileiro, que permanece no time de Roger Penske até os dias de hoje, é um dos três pilotos do atual grid da Indy que disputaram a última edição da prova no circuito localizado próximo a St. Louis. Os outros dois remanescentes daquela corrida são Tony Kanaan e Scott Dixon, ambos pilotos da Chip Ganassi.

Outra curiosidade sobre a etapa de Gateway é que todos os pilotos que venceram na pista possuem pelo menos um título na Indy. Além dos supracitados Tracy e Castroneves, a lista é composta por Alex Zanardi, Michael Andretti, Juan Pablo Montoya, Al Unser Jr. e Gil de Ferran. Destes, apenas Zanardi venceu em Madison e foi campeão no mesmo ano.

Os treinos para a disputa da etapa de Gateway da Verizon IndyCar Series serão abertos na sexta-feira (25), enquanto a corrida, que terá 248 voltas, está marcada para sábado, a partir das 22h30, pelo horário de Brasília.

Confira abaixo a lista de vencedores da Indy em Gateway:

1997 – Paul Tracy (CAN/Penske-Penske-Mercedes-Ilmor)
1998 – Alex Zanardi (ITA/Chip Ganassi-Reynard-Honda)
1999 – Michael Andretti (EUA/Newman-Haas-Swift-Ford)
2000 – Juan Pablo Montoya (COL/Chip Ganassi-Lola-Toyota)
2001 – Al Unser Jr. (EUA/Galles-G-Force-Oldsmobile)
2002 – Gil de Ferran (BRA/Penske-Dallara-Chevrolet)
2003 – Helio Castroneves (BRA/Penske-Dallara-Toyota)

Foto: Getty Images