Futebol

Análise tática de Corinthians x Vasco: o que Carille e Zé preparam para o duelo?

Publicado às

Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)

Vasco x Corinthians

Crédito: Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Corinthians x Vasco se enfrentam na tarde deste domingo (17), às 16h (horário de Brasília), em Itaquera, em duelo válido pela 24ª rodada do Brasileirão. O Timão, que vem de duas derrotas, vai buscar a segunda vitória no returno para ficar mais perto do título. Já o Gigante da Colina luta pela terceira vitória seguida para seguir fortemente na briga pelo G-6.

Ao contrário do técnico rival Zé Ricardo que teve a semana livre para atividades com o grupo, o corintiano Fábio Carille teve apenas três dias de treinamento para preparar os jogadores para o jogo deste domingo já que no meio de semana o Timão enfrentou o Racing-ARG, pela partida de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana.

Carille vai fazer duas alterações em relação à equipe usada nas derrotas para o Santos e empate contra o Racing. O volante Gabriel, suspenso pelo terceiro amarelo, dará lugar a Camacho. Com a mudança, o time vai perder um pouco a capacidade de marcação, mas ganha qualidade na saída de bola. A grande novidade é o retorno do lateral-esquerdo Guilherme Arana, recuperado de lesão muscular após um mês afastado.

No período em que Arana ficou afastado, a lateral-esquerda foi ocupada por Moisés, que não agradou, e pelo volante Marciel, que não comprometeu contra Santos e Racing.

Carille vai manter o tradicional 4-2-3-1, com Jadson e Romero abertos pelas pontas e Rodriguinho, atrás de Jô.

Líder do Brasileirão, com 50 pontos ganhos, sete à frente do vice-líder Grêmio, o Corinthians deve entrar com: Cássio; Fagner, Balbuena, Pablo e Guilherme Arana; Camacho e Maycon; Jadson, Rodriguinho e Romero; Jô.

football formations

Atravessando bom momento na competição, o Vasco busca a inédita sequência de três vitórias na temporada, após ter vencido com autoridade os favoritos Fluminense e Grêmio. Zé Ricardo teve a semana livre para testar novas variações táticas. Sem o volante Wellington, suspenso pelo terceiro amarelo, ele vai optar pelo retorno de Jean, que cumpriu suspensão na rodada passada.

A principal novidade deve estar no meio-campo. Na vaga de Escudero, o treinador deve escalar o lateral-direito Gilberto, recuperado de lesão, na função de segundo volante e assim dar a oportunidade para Madson seguir na lateral-direita. Durante a semana, Zé testou o volante Bruno Paulista, que corre por fora na vaga.

“Conversei com o Gilberto, vi vídeos da Fiorentina. Tem muita força. Aproveitar o bom momento do Madson também. A expectativa é de que o Gilberto tenha força. Não é definitivo, seria a primeira oportunidade dele nessa posição, em um jogo difícil. Vamos definir até a hora do jogo. Testamos outras opções”, disse Zé.

Sem Luis Fabiano, que se recupera de artroscopia no joelho, o atacante Andrés Ríos terá a terceira chance seguida como titular.

Oitavo colocado, com 31 pontos ganhos, o Vasco deve jogar com: Martín Silva, Madson, Breno, Anderson Martins e Ramon; Jean, Gilberto, Mateus Vital, Wagner e Nenê; Andrés Ríos.

football formations

VEJA TAMBÉM:

Antes de clássico contra o São Paulo, Corinthians pega o Vasco com quatro pendurados 

Ex-atacante do Corinthians encerra a carreira por problemas cardíacos