Histórico indica que campanha do Palmeiras 2017 é a ideal para chegar à Libertadores

César Greco / Ag. Palmeiras

Após os fracassos na temporada, virou obrigação para o Palmeiras garantir, via Campeonato Brasileiro, uma vaga na próxima Taça Libertadores. Hoje o time comandado por Cuca ocupa o 4º lugar com 37 pontos, a 13 de diferença para o líder Corinthians. Se o título ficou difícil, assegurar-se dentro do G-4 não parece tão difícil, e o histórico mostra que a atual campanha do Verdão é a ideal para alcançar o objetivo final em dezembro.

O Torcedores.com fez uma pesquisa das últimas quatro edições do Campeonato Brasileiro e notou-se que – ao início da 24ª rodada, o então quarto colocado dos Brasileiros de 2013, 2014 e 2015, de fato, cravou passaporte para as Libertadores do ano seguinte. Foi assim com Grêmio, Corinthians e São Paulo, respectivamente.

No ano passado, o Corinthians era o quarto colocado nessa altura do campeonato, porém perdeu o embalo na reta final e ficou de fora até do G-6.

QUARTOS COLOCADOS NA 24ª RODADA DOS ÚLTIMOS BR

2013 – 4º col – Grêmio – Líder – Cruzeiro
G-4 final – Cruzeiro, Grêmio, Atlético-PR e Botafogo

2014 – 4º col – Corinthians – Líder – Cruzeiro
G-4 final – Cruzeiro, São Paulo, Intenacional e Corinthians

2015 – 4º col – São Paulo – Líder – Corinthians
G-4 final – Corinthians, Atlético-MG, Grêmio e São Paulo

2017 – 4º col – Palmeiras – Líder – Corinthians
G-4 final – ?

Até o título mostra-se possível, já que, desde 2006 (quando o Brasileirão passou a ter 20 clubes), há exemplos de reviravoltas na tabela.

Em 2008, o São Paulo, que foi o campeão brasileiro, estava em 5º lugar no começo da 24ª rodada, a 10 pontos do então líder Grêmio. No ano seguinte, o Flamengo, que foi o campeão, era apenas 9º lugar na 24ª rodada, a 11 pontos do então líder Palmeiras.

Em entrevista coletiva, o técnico Cuca deixou claro que quer o Palmeiras pontuando o máximo possível nas próximas seis rodadas para, então, definir qual será o objetivo no torneio. A princípio, o Verdão tem o Coritiba pela frente na segunda-feira, no Pacaembu, às 20h (horário de Brasília).

LEIA TAMBÉM:
Brasileirão: Palmeiras tem tabela para tirar “gordura” de rivais nos próximos jogos
Valdivia vira alvo de polêmica no Colo-Colo e não é por causa de seu futebol; entenda



Esportista de hobby, mas jornalista de profissão. Trabalhou como repórter do O Estado de S. Paulo, Revista TÊNIS. Tênis Virtual e CurtaTÊNIS em coberturas nacionais e internacionais de grandes eventos.