Futebol

Classificados, decepções e quem está perto da vaga! Veja um resumo das Eliminatórias pelo mundo

Publicado às

Colaborador do Torcedores

Eliminatórias

Crédito: Crédito da foto: Getty Images

Após rodadas emocionantes das Eliminatórias do fim de agosto e começo de setembro, muitas seleções já traçaram seus objetivos em busca de uma vaga na Copa do Mundo de 2018.

Restam duas rodadas para o término das Eliminatórias na Europa, África, América do Sul e América do Norte, Central e Caribe. Na Ásia e na Oceania, as seleções aguardam pela fase de repescagem. No total, 24 vagas ainda estão em disputa.

O Torcedores.com apresenta um resumo de tudo que aconteceu em todas as disputas qualificatórias para o mundial até o momento, e vai mostrar o caminho das principais seleções até a Rússia.

Confira:

Quem está classificado?

Ao todo, oito seleções estão classificadas para a Copa. Além da anfitriã, Rússia, também garantiram as vagas, o Brasil, México, Irã, Japão, Coréia do Sul, Arábia Saudita e Bélgica.

Quem está perto da vaga?

Muitas seleções estão próximas da vagas. Na Europa, a Alemanha está cinco pontos na frente da Irlanda do Norte, restando apenas seis pontos em disputa. Mesma situação vive a Inglaterra sobre a vice-líder, Eslováquia. Espanha e Sérvia também estão com situações encaminhadas.

Na América do Sul o Uruguai está muito perto de garantir a vaga depois da vitória sobre o Paraguai, fora de casa. Na América Central, do Norte e Caribe, a Costa Rica está há um ponto da classificação.

Por fim, na África, a Nigéria, Tunísia e Egito estão perto da vaga, e dificilmente ficarão de fora da Copa da Rússia.

Quem corre risco?

Apesar de pequena a chance de ficar de fora, a França tem um difícil confronto com a Bulgária na última rodada, fora de casa. O adversário em questão venceu todas jogando em casa, e ao mesmo tempo, a Suécia segue na cola dos franceses.

A seleção de Portugal também está em uma situação delicada. Três pontos abaixo da Suíça, precisa vencer os dois últimos jogos, incluindo contra os suíços.

Na América do Sul, uma das favoritas ao título, a Argentina, segue na 5ª posição e tem pela frente dois jogos complicados, contra Peru e Equador, seleções que também querem a classificação.

Os Estados Unidos estão se complicando nas Eliminatórias da CONCACAF. Ocupam a 4ª posição, e assim como os argentinos, hoje estariam na repescagem.

A Itália foi goleada pela Espanha e tem pouquíssimas chances de se classificar diretamente para a Copa. Provavelmente terá de enfrentar a repescagem europeia contra outras fortes seleções.

Por fim, a Austrália, presente nas últimas três Copas do Mundo, perdeu a vaga no grupo de Japão e Arábia Saudita, e agora terá de passar pela Síria e posteriormente por um clube oriundo da CONCACAF para chegar ao mundial.

Quem corre MUITO risco de ficar de fora?

Principais casos são, o da Holanda, que está em 3º em sua chave, e precisa de duas vitórias com boa margem de diferença de gols para alcançar a repescagem, e o Chile, que sofreu duas derrotas inesperadas e caiu para a 6ª colocação na América do Sul.

Quem de relevância está fora?

Algumas seleções de tradição, como Hungria e Republica Tcheca estão eliminadas na Europa, sem chances de repescagem inclusive. A seleção da Áustria que foi muito bem no ciclo da Euro 2016 também acabou eliminada.

Na África, algumas seleções de tradição estão fora. Camarões e Argélia no grupo da morte são os principais exemplos.

Quem estaria classificado se as Eliminatórias acabassem hoje?

América do Sul: Uruguai, Colômbia e Peru

Europa: França, Suíça, Alemanha, Sérvia, Polônia, Inglaterra, Espanha e Croácia

América do Norte, Central e Caribe: Costa Rica e Panamá

África: Nigéria, Tunísia, Egito, Costa do Marfim e Burkina Faso