Futebol

Como o Grêmio acredita que vai recuperar o futebol do volante Cristian

Publicado às

Jornalista formado pela PUCRS em agosto de 2014. Dupla Gre-Nal.

Grêmio

Foto: Cristian

Crédito: Crédito da foto: Reprodução/Facebook oficial do Corinthians

O Grêmio agiu rápido no mercado interno e trouxe um substituto para o capitão Maicon menos de uma semana depois do anúncio da grave lesão do camisa 8. Por conta de fortes dores no tendão de aquiles, o jogador teve de passar por uma cirurgia e não joga mais na temporada de 2017. A diretoria gremista anunciou o acerto com Cristian Baroni, que estava fora dos planos do Corinthians desde o início do ano.

Sem contar com ritmo de jogo, já que era peça descartada dentro do elenco comandado por Fábio Carille, Cristian precisará se reencontrar com a nova camisa – e o Grêmio tem um trunfo na manga para recuperá-lo: Renato Gaúcho. O clube aposta na metodologia de trabalho do treinador para trazer de volta o bom futebol do ex-volante do Corinthians e do Flamengo, além do Fenerbahçe, da Turquia.

LEIA MAIS NOTÍCIAS:

Everton Felipe é sincero após goleada do Grêmio: “Foi f…, foi uma m…”

Cobrança de falta de Edílson chegou a 116 km/h; veja “pancada” filmada por cima

Repórter se confunde, chama Luxemburgo de Renato e “pofexô” brinca: “Ele é mais bonito”

“Eu recupero qualquer jogador. Tenho certeza absoluta disso”, disparou Renato na coletiva de imprensa do último sábado, quando também fez elogios ao novo reforço. “Eu conheço bem esse jogador, e também procurei buscar informações sobre ele com outros atletas. Já o conhecia de outros times, por ver jogar, e sei que é um bom jogador. Precisa de ritmo? Claro que precisa. Isso iremos trabalhar aos poucos”, acrescentou o treinador.

Cristian, que chega ao tricolor por empréstimo até o final do ano, passará por uma situação semelhante ao que três atuais atletas do elenco do Grêmio viveram na chegada ao clube: Léo Moura, Cortez e Lucas Barrios. O primeiro deles chegou sob muita desconfiança pela idade avançada, 38 anos, mas demonstrou em campo a sua utilidade e versatilidade, já que tem atuado tanto como lateral como no meio campo.

Cortez, por outro lado, não vinha conseguindo repetir a regularidade que imprimiu no Botafogo, em 2011, e no seu início de São Paulo no ano seguinte. Estava bem perto de se transferir ao Náutico antes do contato do Grêmio, clube em que chegou, se adaptou e até “roubou” a titularidade de Marcelo Oliveira. No caso de Barrios, os números falam por si só: deixou o Palmeiras, onde pouco jogava, para se tornar o artilheiro de 2017 do Grêmio com 16 gols em 30 partidas.

Há o entendimento por parte da direção do Grêmio de que Renato tem a característica de resgatar jogadores. Não fosse ele o atual comandante, Cristian poderia ser repensado dadas as condições de longo período inativo. O novo reforço já treinou com o grupo de jogadores e foi anunciado de forma oficial no site do clube nesta segunda-feira.

Ficha técnica divulgada no site do Grêmio:

Nome: Cristian Mark Junio Nascimento Oliveira Baroni

Posição: Volante

Nascimento: 25/09/1983 (33 anos)

Local: Belo Horizonte (MG)

Clubes: Paulista/SP, Atlético/PR, Flamengo/RJ, Corinthians/SP, Fenerbahçe/TUR e Corinthians/SP

Títulos: Copa do Brasil (Paulista – 2005), Campeonato Carioca (Flamengo – 2008), Campeão Brasileiro Série B (Corinthians – 2008), Campeonato Paulista (Corinthians – 2009), Copa do Brasil (Corinthians – 2009), Supercopa da Turquia (Fenerbahçe – 2009), Campeonato Turco (Fenerbahçe 2010-11 e 2013-14), Copa da Turquia (2011-12 e 2012-13), Campeonato Brasileiro (Corinthians – 2015).