Futebol

Copa do Nordeste volta a ter formato mais emocionante em 2018

Publicado às

Foi editor do semanário BolanoBarbante, apaixonado por esportes, entusiasta das corridas de rua e dos jogos de tênis.

Crédito: CBF/Divulgação

A cada ano a Copa do Nordeste está crescendo e chamando atenção e por isso, em 2018, o torneio voltará a ter o formato que o consagrou no ano de 2014. A competição contará com 16 clubes na fase de grupos. O intuito da mudança é levar mais emoção ao torcedor, com uma fase prévia de mata-mata e consequentemente mais clássicos.

Nesta quarta-feira (6), em São Luís, no Maranhão, acontece o lançamento oficial da competição, com os sorteios dos quatro grupos, que será realizado no Auditório do Sistema FIEMA, que também contará com os representantes dos clubes que disputam a Copa do Nordeste, CBF, patrocinadores e imprensa. Vale lembrar que, na próxima edição, o torneio terá a maior premiação de todos os tempos. À partir de 20h45, o canal Esporte Interativo vai transmitir o evento.

O sorteio irá começar do pote quatro, ou seja, dos times que estão mais baixo no ranking. A intenção desta fórmula adotada é que os melhores clubes ranqueados (cabeças de chave – que estão no pote 1), só sejam conhecidos no final.

Cada pote terá quatro times, que consequentemente vão formar os quatro grupos da primeira fase. Assim, todas as equipes se enfrentam em jogos de ida e volta, sendo que os dois primeiros colocados de cada chave vão se classificar para as quartas de finais da competição. Posteriormente, os oitos classificados irão participar de um novo sorteio para conhecerem seus rivais.

No momento, uma fase preliminar já está acontecendo. Com isso, CSA e Globo já garantiram vaga na próxima edição do torneio. Por outro lado, dois confrontos ainda estão em aberto: Treze x Cordino e Náutico x Itabaiana.

Pote 1: Vitória (BA), Bahia (BA), Ceará (CE) e Santa Cruz (PE)

Pote 2: ABC (RN), Sampaio Correa (MA), CRB (AL) e Botafogo (PB)

Pote 3: Salgueiro (PE), Confiança (SE), River (PI) e Ferroviário (CE)

Pote 4: CSA (AL), Globo (RN), Cordino (MA) x Treze (PB) e Itabaiana (SE) x Náutico (PE)