Extra-campo

Após aposentadoria, Del Piero assume microfone em transmissões esportivas

Publicado às

Jornalista, 25. Alegre por natureza, apaixonado por esportes e tecnologia e apenas querendo ter uma vida tranquila.

Crédito: Reprodução: Facebook Oficial Alessandro Del Piero

Dono de uma Academia de Futebol para crianças, o eterno capitão bianconero é bastante ativo nas redes sociais, além de comentar jogos de futebol.

Alessandro Del Piero foi, sem dúvidas, uma das maiores revelações italianas no futebol. Il Capitano foi inigualável por onde passou e é considerado por muitos como um dos maiores cobradores de falta dos últimos tempos. Atuou, por quase toda a sua carreira em um time da Itália: Juventus (Entre 1993 e 2012). Porém, jogou no Padova (seu primeiro time, entre 1991 e 1993) e no australiano Sidney FC (Entre 2012 e 2014) e do indiano Delhi Dynamos FC (2014).

Em um breve resumo, Ale atuou por três anos no Padova e marcou apenas um gol, em 15 jogos pelo clube. Na Juventus, atuou por 19 anos e é até hoje o jogador com mais partidas pelo clube (700 no total). No time onde foi projetado para o mundo, Del Piero tem 289 gols marcados e 63 assistências. Foi em Turim que o camisa 10 foi considerado um dos maiores cobradores de falta do futebol – No total, registra 52 gols: 46 em clubes por onde atuou e 6 pela seleção italiana.

Com o fim do contrato com a Vecchia Signora em 2012, Del Piero apostou em um futebol desconhecido do glamour europeu e acertou com o Sidney FC, da Austrália. No time, atuou durante duas temporadas e marcou 24 gols, em 48 partidas. Mesmo no pouco tempo de casa, o italiano se tornou o segundo maior artilheiro do clube.

Por fim, o último clube em que vestiu a camisa foi o indiano Delhi Dynamos FC, onde permaneceu por apenas uma temporada (13/14), atuando em 10 partidas e com um gol marcado.

 

Aposentadoria

Embora dificilmente falasse sobre o dia de parar de jogar – sempre deixava o assunto em aberto – Del Piero pendurou as chuteiras oficialmente em 2015, com 40 anos.

Após a aposentadoria, Il Capitano investiu em outros hobbies: Inaugurou a sua própria academia de futebol, participou de um campeonato Indoor de futebol e assumiu o microfone em transmissões esportivas.

Sobre a academia, a ADP10 Football Academies é especialmente voltada para crianças entre 6 e 16 anos. Demorou cinco meses para ser idealizada e projetada, com teve sua primeira unidade inaugurada em Sidney, Austrália (Atualmente possui três unidades: Califórnia, Los Angeles e Nova York).

Em 2016, Il Capitano desembarcou no Brasil a convite do canal Esporte Interativo para comentar o jogo entre Wolfsburg e Real Madrid, pela UEFA Champions League (o jogo terminou 2×0 para o time alemão).

Na ocasião, Ale chegou a declarar que Neymar possuía um futuro brilhante pela frente e revelou que gostaria de ter jogado ao lado de Ronaldo.

O ex-jogador também é bastante ativo no Instagram e no Twitter. Foi através da rede social, em conjunto com a emissora Sky Sports, que Del Piero, comentarista do canal e o então camisa 21 da Juventus, Paulo Dybala, programaram um desafio de cobranças de falta, que contaria com lenda Gianluigi Buffon sob às traves.

Em uma das postagens, Del Piero sugere o tipo de desafio e convida o arqueiro italiano para participar

Free kicks? Great challenge,you set the date ! We need an unbiased goalie, r u up for it?

“Faltas? Grande desafio, você define a data @PauDybala_JR! Nós precisamos de um goleiro imparcial, @ gianluigibuffon r u para isso? # ADP10 @SkySport”

Mas, até o momento, não há data marcada para o desafio acontecer.

Em abril de 2017, o ex-jogador entrou em campo novamente pela Itália. O atacante comandou a Azzurra no torneio indoor do Star Sixes, mas foi eliminado nas quartas de final em uma derrota por 4-2 para a França.

Recentemente, Del Piero também citou Dybala no Twitter após o anúncio de que o jovem argentino assumiria a camisa 10 da Juventus. Na postagem, parabeniza o novo número adotado pelo jogador. “Boa sorte, Dybala. Aproveite como um juventino verdadeiro. E divirta-se!”. De imediato, recebeu retorno do novo 10, que ainda fez menção ao desafio de falta “Muito obrigado, Del Piero. É uma honra portar a sua camisa. O desafio de faltas entre os camisas 10 ficará ainda mais bonita!”.

Embora seja dono de uma academia de futebol para jovens e participe das redes sociais, Del Piero atua como comentarista esportivo. Cobriu os jogos da Juventus na última edição da UEFA Champions League, além de participar de programas esportivos e transmissões da ESPN e Sky Sports – canal com o qual assinou um novo contrato de trabalho para a atual temporada.

LEIA MAIS:
O QUE SIGNIFICA PARA DYBALA A REALIZAÇÃO DE VESTIR A 10 DE DEL PIERO NA JUVENTUS