Extra-campo

Duelo de grandes nomes: Messi x Cristiano Ronaldo

Publicado às

Colaborador do Torcedores

Existe uma polêmica que há anos vem alimentando o futebol mundial, sobre os dois maiores nomes do futebol na atualidade, o argentino Lionel Messi e o português Cristiano Ronaldo, afinal de contas qual dos dois é o melhor?

Cristiano Ronaldo começou sua carreira em 2003 no Sporting de Portugal onde disputou 31 jogos e marcou apenas 3 gols. Na temporada 2003-2004 se transferiu para o Manchester United da Inglaterra, no futebol inglês Cristiano começou a fazer seu nome no futebol mundial, durante seis temporadas em Old Trafford o português disputou 292 partidas e anotou 118 gols, em 2007-2008 venceu sua primeira Liga dos Campeões ainda jogando pelo Manchester, apesar da performance, o jogador ainda era contestado pelos críticos.

Em 2009-2010, Cristiano Ronaldo acabou negociado com o Real Madrid em uma das transações mais bem vista do futebol mundial, pelo visto o português se adaptou muitíssimo bem ao Santiago Bernabéu pois passou a colecionar números de um gênio da bola, para ser ter uma ideia, em quatro das suas oito temporadas à frente do clube espanhol, Cristiano fez mais gols que seu número total de jogos. O português disputou 396 jogos pelo Real Madrid e fez 407 gols contra 307 gols do argentino Alfredo di Stéfano. Ainda assim Cristiano é contestado por alguns, que justificavam que a habilidade do jogador não era um talento natural, seu compatriota José Mourinho causou polêmica ao dizer, “Treinei o verdadeiro Ronaldo, não este o verdadeiro”. Pela Seleção, Cristiano atingiu o ápice com a conquista da última Eurocopa, até hoje em sua carreira o português marcou 608 gols.

Já Lionel Messi começou a carreira em 2003-2004 no Barcelona C, onde disputou 10 partidas e marcou 5 gols, na sequência passou pelo Barcelona B, onde marcou 5 gols em 22 jogos até chegar a equipe principal do Barcelona em 2004. Messi sempre foi apontado como um craque em potencial desde a época em que jogava com o brasileiro, Ronaldinho Gaúcho no clube catalão. Na opinião da maioria dos especialistas, sua qualidade técnica, jogadas, velocidade, habilidade na perna esquerda, jogo coletivo e sua incrível vocação para marcar gols fazem dele o melhor jogador do mundo na atualidade. Os europeus há muito tempo o comparam a grandes craques da história do futebol como Pelé, Tostão, Garricha, Di Stéfano, Maradona, Cruijff, Eusébio e Puskas. Até hoje com a camisa do Barcelona, Messi disputou 587 jogos e marcou 510 gols.

Apesar de seu enorme talento, Messi algumas vezes é contestado pelos críticos que dizem que ele não joga na Seleção Argentina o mesmo futebol vistoso que apresenta no Barcelona. Pela Seleção de seu pais, Messi foi protagonista nas Copas de 2010 e 2014 e não brilhou, ainda assim é o maior goleador da história da Seleção Argentina, com 58 gols, mas para alguns, falta a Messi desequilibrar em uma Copa do Mundo, como Pelé e Maradona por exemplo. Muitos são unanimes em afirmar que craque é tecnicamente superior a Cristiano Ronaldo, mas os números jogam á favor do português que marcou 608 gols na carreira contra 568 de Lionel Messi. Porém, nem sempre os números mostram a realidade, naquela que talvez seja a maior rivalidade do futebol mundial atualmente.

O talento provavelmente jogue á favor de Messi mas os números são favoráveis a Cristiano, o que sempre leva a pergunta, qual dos dois é o melhor?

LEIA MAIS:
MESSI X CRISTIANO RONALDO. VEJA MERCADO DE APOSTAS DO NOVO CONFRONTO
MESSI X CRISTIANO RONALDO: JORNAL MOSTRA QUEM É O CAMPEÃO DE BUSCAS NO GOOGLE
CRISTIANO RONALDO X MESSI: QUEM É MELHOR? VOTE!