Harckers exploram imagem de Neymar para dá golpes por WhatsApp

Você é fã do craque brasileiro Neymar? Fique atento! Harckers desenvolveram um novo golpe com o intuito de enganar usuários de smartphones, prometendo personalizar o plano de fundo do WhatsApp com a imagem do camisa 10 da Seleção Brasileira e PSG.

Dayvidson Soares
Jornalista, com passagens por Globoesporte.com, Lance! (Craque do Futuro) e Jornal Gazeta de Alagoas. Apaixonado por futebol e boas histórias.

Crédito: Reprodução: Facebook Oficial Neymar Jr

Em poucas semanas o golpe já afetou mais de 10 mil pessoas, segundo a PSafe, empresa desenvolvedora do aplicativo DFNDR.

A armadilha está sendo espalhada via WhatsApp, por meio do recebimento de mensagens de contatos conhecidos, ou de algum grupo no aplicativo, convidando o usuário a clicar no anúncio. O anuncio promete ao usuário escolher o time que gostaria de ver Neymar jogar e, com isso, ter um plano de fundo personalizado com a imagem do atleta.

Para poder aplicar o plano de fundo desejado, a ví­tima precisa baixar um aplicativo chamado “Camisa 10″, compartilhar o suposto serviço para oito grupos ou quinze amigos via WhatsApp e a preencher seus dados em serviço de SMS pago, que podem causar prejuí­zos financeiros.

“O uso da imagem do jogador Neymar, que possui milhões de fãs em todo o Brasil, bem como a iniciativa de solicitar o compartilhamento do link do falso serviço pelo app de mensagens instantâneas, visa aumentar a velocidade de disseminação do golpe e, consequentemente, atrair um grande número de vítimas. É preciso ficar atento ao receber este tipo de conteúdo suspeito de amigos e grupos do qual faz parte no WhatsApp”, explicou o gerente de segurança da PSafe, Emilio Simoni.

Uma recomendação importante é que os usuários de smartphones tenham sempre em seus respectivos aparelhos um antivírus com a função ‘antiphishingâ’ instalada, que checa os links e endereços de websites para averiguar se eles são maliciosos ou não.

LEIA MAIS:
TWITTER DO BARCELONA É ALVO DE HACKERS
HACKER INVADE PERFIL DE LUIZ ARAÚJO, “ZOA” O SÃO PAULO E JOGADOR ESCLARECE A SITUAÇÃO
TWITTER E FACEBOOK DO REAL MADRID VIRAM ALVO DE HACKERS E ‘ANUNCIAM’ CONTRATAÇÃO DE MESSI