Futebol

Juan antecipa e defende escalação de garotos da base na final: ‘cultura do Flamengo’

Publicado às

Colaborador do Torcedores

Crédito: Vinicius Jr e Paqueta - Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

 O Flamengo segue sua preparação para a primeira partida da final da Copa do Brasil, na próxima quinta-feira, contra o Cruzeiro, às 21h45, no Maracanã. Sem poder contar com os reforços mais recentes, com Paolo Guerrero, suspenso, e provavelmente sem Felipe Vizeu, lesionado, o técnico Reinaldo Rueda deve ter novidades no ataque.

O time treinou durante a semana com duas formações. A primeira foi a mesma testada contra o Atlético-GO pelo Campeonato Brasileiro, com o menino Lucas Paquetá fazendo a função de “falso 9”. Nesse caso, Everton e Berrío jogariam abertos nas pontas.

A segunda formação é a entrada de outro garoto da base, a joia Vinícius Júnior, que atuaria por um dos lados do campo. Se Rueda optar por essa opção, Lucas Paquetá começaria no banco, com Everton em uma ponta e o colombiano Orlando Berrío atuando mais centralizado.

O experiente zagueiro Juan, que também começou muito novo nos profissionais do Flamengo, afirmou que a utilização de garotos, mesmo em decisões, sempre fez parte da cultura do clube. O zagueiro disse que Paquetá e Vinícius Jr estão preparados.

– Faz parte da cultura do Flamengo. Foi sempre e vai ser sempre assim. Jogador vindo da base tem espaço. Quem merece e trabalha tem oportunidade. São dois jogadores que mesmo sendo novos já jogaram decisões nas categorias de base. Estão treinando bem e concentrados como todos nós.

.

Fotos: Gilvan de Souza / Flamengo

.

Veja também: Oficial! Flamengo empresta volante Ronaldo para time da série A

O camisa 4 rubro-negro também falou sobre a sensação de disputar mais uma final com o Fla.

– É o jogo que todo mundo espera jogar. Trabalhamos muito para conseguir estar em uma final de um campeonato importante, como é a Copa do Brasil. Um campeonato que muitos participaram, mas só dois puderam chegar na decisão.

Juan acredita que os dois jogos das finais serão de muito equilíbrio.

 – Os números mostram equilíbrio. Não à toa os times chegaram na final de uma competição importante. O Cruzeiro joga junto há um tempo, o Mano está há um tempo no comando. Tem jogadores que brilham no futebol brasileiro. Serão dois jogos muito equilibrados. A gente só vai saber mesmo quando acabar os 180 minutos. Se o time fizer um bom resultado em casa e depois for campeão… Não tem como cravar o que é melhor. São dois estádios que vão estar cheios, mas como são estádios muito conhecidos de todos os jogadores se tornam mais tranquilos para jogar no meu modo de ver. Vai depender do que acontecer dentro de campo.

.

Juan ultrapassou 300 jogos pelo Fla

.

O trabalho do técnico Reinaldo Rueda e o fato de ser estrangeiro é visto com bom olhos pelo experiente zagueiro. Juan ressaltou que vê o time ficando mais competitivo.

– Fui estrangeiro e quando tem de se adaptar a um campeonato mais organizado é mais fácil. No Brasil, é tudo muito rápido. Chegou numa semifinal na casa do adversário. Em 10 dias podemos trabalhar muito. Ele passou mais da filosofia dele. Aos poucos, vamos pegando, associando um pouco daquilo que ele pede para o time ficar mais competitivo. Para mim, é normal. Sempre fui acostumado a ter treinadores estrangeiros por jogar muito tempo fora. Parece uma novidade, mas a cada dia que passa mais treinadores estrangeiros estão no Brasil, mais jogadores estrangeiros estão no Brasil. É uma oportunidade para mim e todos os meus companheiros. Adquirir o que se joga a nível de América do Sul e outros países.

Com Renê e Felipe Vizeu ainda como dúvidas, o provável time do Flamengo da decisão tem: Thiago (Alex Muralha), Rodinei, Réver, Juan e Pará (Trauco); Cuéllar, Willian Arão e Diego; Berró, Lucas Paquetá (Vinícius Jr) e Everton.

Outra novidade entre os relacionados no Flamengo deve ser o atacante Lincoln, de apenas 16 anos, e uma das maiores promessas das categorias de base do clube. Ele era o grande parceiro de Vinícius Jr no juvenil e com quem também fez dupla de sucesso no Campeonato Sul-Americano de 2017, quando foi artilheiro do torneio vencido pelo Brasil.

Lincoln treinou durante toda semana com os profissionais e deve ser relacionado, caso seja confirmada a ausência de Felipe Vizeu no primeiro jogo da decisão da Copa do Brasil.

 .

Prata da casa – Fotos: Gilvan de Souza / Flamengo

.

LEIA MAIS:
Chapecoense confirma interesse em Gabriel e Flamengo se pronuncia; veja 
Oficial! Flamengo empresta volante Ronaldo para time da série A
Flamengo confirma empréstimo do atacante Thiago Santos
Flamengo insiste na renovação de Paolo Guerrero. Veja o que Rodrigo Caetano falou

Foto: Divulgação

Curtiu essa matéria? Siga o jornalista no Twitter: Allan Abi Madi – @AllanMadi