Livro usa analogias do futebol para explicar tema educação financeira

Foto: Divulgação

Você imaginava que alguém pudesse escrever um livro usando analogias de futebol para explicar a Educação Financeira de uma forma mais simples? Se pensou que sim, acertou em cheio. Foi lançado na última quinta-feira, em São Paulo, o livro “Lucro FC”, do educador financeiro Ricardo Natali, apoiado pela DSOP. A publicação tem 196 páginas. Em entrevista ao Torcedores.com, o profissional que também é formado em Desenho Industrial contou como surgiu a ideia em juntar duas coisas completamente distintas.

“Surgiu da ideia de que eu tinha em querer expressar da Educação Financeira que é uma necessidade da população. Eu vejo como necessidade social do brasileiro, mas só que eu queria deixar de um modo diferente, que ficasse mais fácil de entender. Então peguei o futebol, um assunto que todo brasileiro gosta e como eu gosto de futebol e educação financeira ficou fácil associar os dois para deixar a educação financeira mais fácil de entender”, disse Natali.

Ricardo Natali, autor do livro Lucro FC. Crédito foto: Rafael Alaby/Torcedores.com

Um dos trechos mais curiosos que ele aborda no livro é sobre o meia chileno Valdivia, ex-Palmeiras, que tem histórico de lesões. Segundo ele, o jogador atualmente no Colo-Colo-CHI não é exemplo de um bom investimento.

“Faço algumas associações de tipos de investimento com alguns jogadores que é para a pessoa entender melhor o que eu quero dizer. O Valdivia é um exemplo que trato no livro pra quem investe na poupança, que é o investimento que o brasileiro mais faz, mas não é dos melhores porque ele fica abaixo da inflação e isso quer dizer que o poder de compra não aumenta. Valdivia é bom jogador, mas machuca e não dá pra confiar nele num longo prazo. Assim como a poupança perde para a inflação, o Valdivia perde para as lesões”, explicou.

Para o futuro, Natali vê a possibilidade de escrever um “Lucro FC” para cada clube brasileiro.

O livro está à venda na Unidade Paulista da DSOP, localizada na Avenida Paulista, 726 – Piso térreo, loja 09/10 – Bela Vista, São Paulo/SP.



Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)