Lutas

Lutadora do UFC relata desmaios em corte de peso: “Estava me matando”

Publicado às

Colaborador do Torcedores

A lutadora do UFC Paige VanZant (esquerda) revelou que desmaiou diversas vezes para bater o peso da sua categoria (Foto: Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images)

Crédito: Paige VanZant (esquerda) revelou que desmaiou diversas vezes para bater o peso da sua categoria (Foto:

O corte de peso dos atletas de MMA é um dos momentos mais críticos antes da luta. Alguns lutadores chegam a perder mais de 15 kg para se encaixar na sua categoria de peso. A peso-palha do UFC Paige VanZant sofreu com o processo e chegou a desmaiar nas últimas ocasiões.

“É um corte muito grande para mim. Eu sou muito mais pesada que as pessoas imaginam. Honestamente, eu estava me matando por causa deste esporte. Nas minhas últimas duas ou três lutas, eu desmaiei no banheiro. Nessa última, depois de desmaiar, os médicos quase não me deixaram lutar”, revelou Paige VanZant, em entrevista ao programa The MMA Hour, do site MMA Fighting.

Em uma das ocasiões, ela foi encontrada desmaiada no banheiro e tiveram que chamar seu treinador, o ex-lutador do UFC Urijah Faber, para socorrê-la. Sua última luta foi em dezembro do ano passado, quando perdeu para Michelle Waterson por finalização. O resultado acabou sendo uma decepção, já que a luta foi em Sacramento, cidade onde Paige vive e treina. O fato de estar em casa fez com que os pais da lutadora acompanhassem o processo de corte de peso pela primeira vez.

“Meus pais nunca haviam visto meu corte de peso, mas eles assistiram a esse último. Eles me disseram que se eu fizesse aquilo de novo, eles iriam de deserdar. Eles acharam que eu estava me matando e que aquilo não valia a pena. Não vale a pena eu prejudicar meu corpo por causa de um esporte”, disse PVZ.

O UFC está criando a categoria do peso-mosca entre as mulheres. A vencedora da nova versão do The Ultimate Fighter será coroada a primeira campeã da divisão. Por causa dos problemas com o corte de peso, a ‘Calibre 12’, como é chamada, irá subir de divisão. Assim, VanZant terá 4,5 kg a menos para cortar, já que o limite do peso-palha é de 52,2 kg, enquanto o limite do peso-mosca é de 56,7 kg. Além disso, vinda de duas derrotas nas últimas três lutas, ela espera melhorar seu desempenho dentro do octógono.

“A divisão dos moscas está sendo construída, então faz sentido para mim tentar. Estou subindo [de categoria]. Sou uma grande ativista da saúde corporal e eu estava me sujeitando a distúrbios alimentares para bater o peso. A diversão havia acabado para mim. Eu odeio cortar o peso e eu odiava o processo. Obviamente, desmaiar não é legal. Você está morrendo em uma banheira. Acho que as pessoas vão ver que eu sou muito melhor nos moscas. Estarei mais saudável, mais forte e mais rápida. Mal posso esperar para mostrar isso tudo”, afirmou a lutadora.

LEIA TAMBÉM
ALDO VAI SUBIR PARA OS LEVES, MAS ANTES QUER RECONQUISTAR O CINTURÃO DOS PENAS