Eliminatórias

PARAGUAI X URUGUAI: GUARANIS E CHARRUAS DE OLHO NA RÚSSIA 2018

Publicado às

Colaborador do Torcedores

Paraguai e Uruguai se enfrentam hoje, às 21h, no Estádio Defensores del Chaco, e Assunção (capital paraguaia). O jogo será o antepenúltimo de ambas seleções nas Eliminatórias para a Copa do Mundo Rússia 2018 e tanto paraguaios quanto uruguaios precisam dos pontos para garantir a vaga na máxima competição do futebol mundial.

A TABELA MOSTRA: O JOGO É DECISIVO

Atualmente, o Uruguai está à frente do Paraguai na tabela das eliminatórias. Os celestes ocupam a terceira colocação, com 24 pontos, enquanto a seleção paraguaia está em sétimo com 21 pontos. Apenas três pontos separam as seleções e o jogo de hoje pode ser definitório para ambas. Uma derrota praticamente deixa o Paraguai fora de qualquer chance de participar da Copa do Mundo 2018, mas uma vitória o devolveria à zona de classificação após quase dois anos. Já para o Uruguai, uma vitória seria fundamental para chegar às rodadas finais praticamente classificado, mas uma derrota poderia deixá-lo fora da zona de classificação pela primeira vez em toda esta edição das Eliminatórias. Um empate seria ruim para ambos, pois deixaria o Paraguai longe da vaga e também poderia tirar o Uruguai das vagas de classificação direta.

O RETROSPECTO É AMPLAMENTE FAVORÁVEL AO TIME DA CASA

Desde que foi adotado o atual sistema de classificação, Uruguai nunca conseguiu derrotar o Paraguai jogando de visitante. Inclusive, nas eliminatórias para a Copa do Mundo 2014 foi a primeira vez em que o Uruguai conseguiu sair de Assunção com um ponto na bagagem, tendo sido derrotado em todos os confrontos anteriores.

ÁRBITRO BRASILEIRO TRAZ PÉSSIMAS LEMBRANÇAS AO URUGUAI

O brasileiro Sandro Meira Ricci será o árbitro do jogo de hoje. Até o momento, Ricci apitou cinco jogos da seleção uruguaia (três da seleção principal e dois da seleção sub 20), com um empate e quatro derrotas para os Celestes, além de três expulsões e um pênalti contra. O último jogo arbitrado pelo brasileiro foi a polêmica derrota uruguaia na Copa América 2015 no Chile contra a seleção da casa, jogo no qual Ricci expulsou Cavani após este ter sido provocado pelo zagueiro Jara e ainda deu cartão vermelho direto para Jorge Fucile num lance em que sequer houve falta.

ESTREIA CELESTE

Federico Valverde será a novidade do Uruguai para o jogo de hoje contra o Paraguai em Assunção. Após ser o destaque uruguaio no Mundial Sub 20 deste ano, em que o Uruguai foi quarto colocado e Valverde recebeu a Bola de Prata como segundo melhor jogador, o volante que pertence ao Real Madrid foi emprestado ao Deportivo La Coruña em busca de minutos como titular, e rapidamente virou destaque da equipe. Com a suspensão de Álvaro González, o técnico Oscar Tabarez aposta em Valverde para ter melhor saída de bola e deixar Suárez e Cavani em condições de marcar.

FICHA TÉCNICA: PARAGUAI X URUGUAI

Estádio: Defensores del Chaco

Horário: 21h (transmissão Sportv2)

Árbitros: Sandro Meira Ricci, Emerson de Carvalho e Marcelo Van Gasse (Brasil)

Paraguai: A. Silva; J. Moreira, P. Da Silva, G. Gómez, J. Alonso, O. Romero, R. Rojas, C. Riveros, Ortiz (Á. Romero), M. Almirón, L. Barrios. Técnico: Francisco Arce.

Uruguai: F. Muslera, M. Pereira, J.M. Giménez, D. Godín, M. Cáceres, N. Nández, M. Vecino, F. Valverde, C. Rodríguez, L, Suárez, E. Cavani. Técnico: Óscar W. Tabárez.