Futebol

Rodrigo, a contratação brasileira com a cara do Real Madrid

Publicado às

Aluno de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia, natural de Manaus - AM e apaixonado por esportes em geral.

Crédito: Reprodução: Facebook Oficial Grêmio Novorizontino

Segundo o jornal espanhol Marca, o Real Madrid fechou a contratação do brasileiro Rodrigo, de 17 anos, do Novorizontino, dando continuidade ao seu projeto de renovação do elenco e de recrutamento de jovens promessas pelo mundo.

O Real Madrid continua seu projeto a longo prazo de renovação do elenco e de recrutamento de jovens promessas pelo mundo ao fechar a contratação do brasileiro Rodrigo. O atacante chamou a atenção do clube merengue jogando pelo Palmeiras, no Mundial de Clubes Sub-17, ao marcar 4 gols em 5 jogos e ajudar a equipe paulista a ficar com o segundo lugar. O Real Madrid não mediu esforços para contratar o jovem atacante antes que ele atingisse o nível profissional, tanto pelo seu grande potencial, quanto para não correr o risco de perdê-lo para outro gigante europeu, como no caso do francês Mbappé.

A chegada de Rodrigo se encaixa perfeitamente no modelo do clube espanhol de contratações. Desde a temporada 2013/14, foram contratados 19 jogadores e desse total, 13 tinham, no momento da contratação, idade menor ou igual a 23 anos. Dessa estatística de jovens promessas, o time espanhol tem jogadores já dando grande retorno, como Isco, Casemiro e Asensio. Além de jogadores vindos de outros times, o Real Madrid também conta com o grande trabalho feito em La Fábrica, como são conhecidas as categorias de base da equipe: vindo de lá, o elenco atual tem jogadores em grande fase e com grande potencial, como Dani Carvajal, Borja Mayoral, Marcos Llorente e Nacho Fernández. Grandes promessas madridistas também figuram em outros gigantes europeus, como é o caso de Morata, atualmente no Chelsea, Juan Mata no Manchester United, e Callejón, no Napoli.

No retrospecto recente do clube da capital espanhola, as contratações deixam explícito o tom a ser seguido: além de Rodrigo, Vinícius Júnior firmou vínculo recentemente. Assim como o atacante da equipe do interior paulista, Vinícius se destacou em um torneio sub-17, porém com a Seleção Brasileira, ao disputar o Sul-Americano no Chile e deixar o torneio como campeão, melhor jogador e artilheiro. Outro jovens jogadores que fecharam nesta janela de transferências com o Real, mas que já figuram na equipe princial são Dani Ceballos, Theo Hernandez e Jesus Vallejo.

A diretoria do Real Madrid, assim como a central de recrutamento, têm total ciência de que nem todos os jovens talentos em que se deposita a expectativa se tornarão estrelas mundiais. No entanto, além da renovação com seus principais e jovens jogadores, como é o caso de Isco e Carvajal renovando até 2022, a tendência é que o atual bicampeão da Champions League e do Campeonato Espanhol continue apostando nas jovens promessas não só do mercado mundial, como também nas promessas das categorias de base, agindo pontualmente nas janelas de transferência e retirando seus diamantes a lapidar de dentro do próprio clube.

LEIA MAIS:
DE ACORDO COM JORNAL, GIGANTES DISPUTAM A CONTRATAÇÃO DE KYLIAN MBAPPÉ
MERCADO DA BOLA: PALMEIRAS ACERTA EMPRÉSTIMO DE REVELAÇÃO DO INTERIOR