Futebol

Rússia, saiba um pouco mais sobre o futebol do País

Publicado às

Gustavo Nunes, morador de São Paulo/SP e estudante de Jornalismo. "Busco trazer informações relevantes sobre assuntos não muito explorados dentro do futebol."

Crédito: Reprodução: Facebook Oficial PFC CSKA MOSCOW

A Rússia, o maior e um dos mais frios países do mundo receberá a Copa do Mundo de 2018, então vamos saber como é o futebol lá.

A Copa do Mundo da FIFA de 2018 será a vigésima primeira edição do maior evento de futebol do planeta, acontecerá na Rússia, porém, o que mais sabemos deste lugar gelado? A Rússia ocupa 1/9 de todo o território terrestre e é também o nono país mais populoso, com cerca de 145 milhões de habitantes, sua capital é Moscou. A temperatura média anual gira em torno de 3ºC.

O campeonato nacional da Rússia acontece desde 1992, após a separação com a União Soviética, recebe o nome de Rosískaya futbólnaya premier-liga ou Premier League Russa de Futebol. O torneio conta com 16 times, dá direito a duas vagas para a Champions League, três para a Liga Europa e dois times são rebaixados – o 13º e 14º disputam mata-mata com o 3º e 4º da segunda divisão para saber quem ficará na elite.

Já tivemos três brasileiros artilheiros do campeonato, Vagner Love (CSKA) em 2008 com 20 gols, Welliton (Spartak Moscou) em 2009 e 2010 com 16 e 15 gols respectivamente e Hulk (Zenit) com 15 gols em 2015. Os maiores campeões russos são: Spartak Moscou (10 títulos), CSKA (6), Zenit (4), Rubin Kazan (2), Lokomotiv (2) e Alania Vladikavkaz com um.

Os clubes mais populares da Rússia são: Zenit (São Petersburgo), Spartak, CSKA, Lokomotiv, Dynamo (todos de Moscou) e Rubin Kazan (Kazan) – o Spartak foi por muitos anos o maior clube do país, mas a história recente do Zenit lhe dá o título de mais popular da atualidade.

Dá para perceber que a maioria dos times grandes são da capital Moscou, e não é à toa que o maior clássico do país é entre Spartak e CSKA, ambos da cidade. Cada clube tem sua contagem sobre as estatísticas de jogos, pelo lado do Spartak são 84 jogos diretos com 39 vitórias, 16 empates e 29 derrotas. Já pelo lado do CSKA são 89 jogos com 34 vitórias, 19 empates e 36 derrotas. Algo similar acontece entre Palmeiras e Corinthians (onde cada clube tem sua contagem).

O mais interessante do futebol russo é o Campeonato Juvenil, que ocorre em paralelo com o campeonato principal. As 16 equipes são obrigadas a terem times B que disputam esta competição. O número de jogadores acima de 21 anos e sem cidadania russa é limitado, fazendo com que os clubes revelem jogadores o tempo todo. As partidas são normalmente realizadas um dia antes do jogo principal e o curioso é que não importa se o time júnior venceu ou não, no final da competição o que leva a equipe à posição são os resultados do time principal, ou seja, se o time júnior for bem e o time sênior rebaixado, o time B irá junto.

LEIA MAIS:
BRASIL E RÚSSIA; PAÍSES DISTANTES QUE SE APROXIMAM NA CORRUPÇÃO
ODDS SHARK: QUEM GANHARÁ A COPA DO MUNDO DE 2018?