Until Dawn: tudo o que você precisa saber sobre o game

O jogo Until Dawn é uma combinação quase perfeita de videogame, suspense, história de terror, astros da TV americana e muitos, muitos sustos. Lançado em 2015 como exclusivo para PlayStation 4, o game ganhou destaque tanto na época, quanto recentemente, já que foi um dos jogos gratuitos para os assinantes da PlayStation Plus no mês de julho de 2017. Com isso, muita gente passou a ter Until Dawn em seu PS4 e agora pode estar se perguntando: como funciona esse jogo? O Torcedores.com explica.

Allan Simon
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Trabalha com esportes desde 2011 e já passou por veículos como R7 (Rede Record), Abril.com, UOL Esporte e Torcedores nas funções de redator, repórter, editor e apresentador de vídeos. Experiências de coberturas em duas Copas, duas Olimpíadas, dois Pans. Atualmente, produz o Blog do Allan Simon, é colunista de Mídia Esportiva do Torcedores e colaborador do UOL.

Crédito: Reprodução

Nossa missão será não dar spoilers, por isso, vamos explicar o mais básico que você precisa saber antes de jogar Until Dawn. O enredo é o seguinte: um grupo de amigos se reúne em um chalé um ano depois de uma tragédia que marcou o encontro anterior da turma. Duas irmãs gêmeas, Hannah e Beth, desapareceram naquele dia e nunca mais foram encontradas. A ideia de retornar ao local foi de outro irmão delas, Josh, interpretado pelo ator Rami Malek, famoso por fazer o papel de Elliot na série Mr. Robot.

Nesse encontro, que acontece em um ambiente totalmente adequado para uma boa série de sustos, o grupo de adolescentes formado por Josh, Ashley, Chris, Emily, Matt, Jessica, Mike e Samantha só quer aproveitar a reunião da turma. Mas coisas estranhas começam a acontecer. Eles se sentem perseguidos por um psicopata, mas não sabem que o pior está por vir. E tudo pode acabar com a morte de um, dois, três, quatro… ou até de todos eles. As escolhas e ações que você tomar ao longo do jogo definirão quantos se salvarão no fim da história. Ou se todos morrerão.

Como funcionam as escolhas em Until Dawn?

Exemplo de um “quicktime event” em Until Dawn. Escolha em quem atirar.

A mecânica do jogo Until Dawn é toda baseada no “efeito borboleta”. Algumas ações que o jogador toma durante as fases interferem diretamente no resultado de outras mais adiante na história. Por isso, é preciso tomar muito cuidado nos chamados “quicktime events”, as coisas que acontecem do nada e exigem uma decisão imediata de quem está com o controle nas mãos.

Essas decisões são tomadas com o botão “R”, virando para o lado da opção desejada na tela. Outros momentos em que o jogo exige total atenção e rapidez nos movimentos acontecem durante fugas, escaladas, correrias em geral. Botões aparecem na imagem com um tempo absolutamente curto para que você os aperte e ajude as personagens a alcançar seus objetivos – sob pena de pagarem caro caso não consigam. Como o próprio game sugere no começo, guarde isso na cabeça quando for jogar: algumas vezes a melhor decisão pode ser não fazer nada.

O que fazer durante os períodos em que não há muitas ações?

No jogo, há também muita exploração possível nos cenários. Todas as personagens precisam recolher o máximo possível de provas e evidências que misturam o desaparecimento das gêmeas com outros casos que aconteceram naquela região muitas décadas antes. Também precisam recolher os chamados “totens”. Quando o jogador encontra um desses, uma cena revela algo que pode acontecer na história mais adiante. São flashes que não dizem nada claramente, mas podem ajudar a tomar decisões ao longo do game.

Outros elementos que você recolher ao percorrer os diversos cenários de Until Dawn serão pequenos fragmentos de um vídeo que só será completamente formado se você conseguir pegar todas as peças desse verdadeiro quebra-cabeças. Fique muito atento ao andar pelos ambientes, tanto internos quanto externos. Vire para todos os lados e procure por objetos brilhantes. Lá estarão muitas provas e evidências importantes para a compreensão do jogo e para usar na hora de tomar decisões.

Como funciona o controle nesse jogo? 

Além dos quicktime events, que já explicamos, o controle DualShock 4 tem funções muito importantes em Until Dawn. Existem cenas nas quais as personagens precisam ficar em absoluto silêncio para não serem notados pelo inimigo. E a mecânica nessa hora é segurar o controle do jeito que estiver nas suas mãos, sem fazer o menor movimento. O sensor do joystick do PS4 determina essas mexidas, e a mais leve delas pode significar a morte de um dos membros da turma no jogo.

O touchpad servirá para que você vire páginas de algumas provas encontradas durante o jogo, como livros, documentos e relatórios. Fique atento. A movimentação pelos botões L (que controla a personagem) e R (que ajeita a câmera) é um dos pontos mais negativos de Until Dawn. Por isso dissemos que o jogo é uma combinação “quase perfeita”. Tome cuidado principalmente com a mira, quando estiver com armas. É preciso estar atento e ser ágil, porque o motor do game não ajuda nada a quem está com o controle nas mãos.

O que pode acontecer em cada história?

Como o jogo é baseado em decisões e no tempo de reação aos quicktime events, toda história que você começar poderá ser diferente da outra. Há possibilidades de salvar todos os adolescentes, salvar alguns, existe um troféu na PSN (PlayStation Network) para quem conseguir salvar todas as meninas do grupo, pelo menos. E há a possibilidade de ver todos e todas morrendo.

Não é possível voltar atrás em nenhuma decisão. O modo que salva o jogo automaticamente não te dá acesso ao arquivo exatamente para que o jogador não tente modificar alguma coisa após arrependimento. Só depois que a história termina é que o menu de Until Dawn te oferece a oportunidade de refazer alguma parte que causou arrependimento em um dos capítulos. Mas vai outra dica aí: quando você escolher um capítulo para refazer, todo o resto adiante será modificado também. É preciso jogar até o fim e fazer um novo destino para todos.

Por que “Until Dawn”?

A tradução do nome do jogo em português é “Até o Amanhecer”. A história começa na noite em que grupo chega ao chalé e termina no amanhecer. Todo o terror está concentrado ao longo dessas horas. Entre os capítulos, aparece outro personagem, um psiquiatra chamado “Dr. Hill”. Ele também faz perguntas que levam a escolhas durante o jogo. Ao longo da história, será revelado quem é o paciente que passa pelas sessões com clima bem macabro naquele consultório.

Quem faz parte do elenco? 

Além de Rami Malek, que já citamos, o elenco é composto por outros atores famosos na TV americana. A principal delas é Hayden Panettiere, que interpreta a personagem Samantha. A atriz é conhecida por ter atuado com destaque na série “Heroes”, onde fazia o papel de “Claire Bennet”. Conheça os demais no vídeo abaixo:

Until Dawn está totalmente dublado e legendado em português. Ou seja, está pronto para todos os gostos e públicos que adoram uma boa história de suspense, terror e tinham vontade de interferir de alguma forma quando via algo assim nos cinemas. Agora todo o destino dessa trama está nas suas mãos.