Última rodada das eliminatórias pega fogo, confira o que cada seleção precisa

A última e decisiva rodada das eliminatórias sul-americana para a Copa do Mundo será simplesmente eletrizante, exceto a Venezuela, Bolívia, Equador já eliminados, e o Brasil já classificado, seis seleções brigam por quatro sonhadas vagas, sendo que uma delas, a repescagem, ainda não garante efetivamente a vaga no Mundial. O Torcedores.com detalha pra você o cenário, a real situação de cada seleção e o que elas precisam para carimbar seu passaporte para a Rússia 2018.

Cido Vieira
Jornalista em formação, e apaixonado por futebol desde criança. No Torcedores.com desde o ano de 2017, já acumulei diversas funções no site e atualmente me dedico a cobertura do futebol nordestino.

Crédito: Foto: Divulgação AFA

Embora viva uma fase situação dramática, o site “Chances de gol”, coloca a Argentina com 43% de chances de se classificar para a Copa.

Com 25 pontos e, dois tropeços seguidos em casa, os comandados de Sampaoli visitam o já eliminado Equador, em Barranquilla, para evitar o fiasco de ficar de fora da Copa, os argentinos só dependem de si ao mínimo para chegar à repescagem, uma vez que Peru e Colômbia se enfrentam no mesmo dia, basta uma vitória simples diante dos equatorianos para ao mínimo garantir o quinto posto na tabela. Caso tropece, a torcida por combinações de resultados será dramática. O árbitro da partida será o brasileiro Anderson Daronco, auxiliado por Álvaro Rocha e Vilarinho da Silva.

Para avançar diretamente, a situação já é mais complicada, além de vencer seu compromisso, o time de Messi e cia teria que torcer por um empate entre Peru e Colômbia, e caso um dos dois vença, precisaria torcer para que o Brasil não perca para o Chile, no Allianz Parque.

O duelo entre Peru e Colômbia é um mata-mata, quem vencer está na Copa. Em ascendente campanha, os peruanos passaram de desacreditados à motivados, já que são longos 36 anos sem participar de uma edição de Mundial. O cenário é direto, caso vença o Peru está na Copa, se o duelo terminar empatado, a Colômbia assegura sua vaga, e os peruanos precisariam uma difícil combinação de resultados para ficar na repescagem, além de um tropeço da Argentina, seria necessário que o Paraguai também tropeçasse diante da lanterna Venezuela, em caso de derrota a situação é praticamente a mesma. Os colombianos por sua vez, só ficarão fora da Rússia 2018, se perderem para o Peru, combinado com um triunfo da Argentina sobre o Equador

Quem chega e quem sai dos clubes?

 

O Uruguai tem uma situação confortável, dos concorrentes é o que mais tem chances de classificar diretamente, com 28 pontos e assegurado ao mínimo na repescagem, o time do artilheiro Cavani encara a já eliminada Bolívia e, só não carimba seu passaporte sem escalas para a Rússia caso perca o seu jogo, e Chile e Colômbia vençam e a Argentina vença e tire nove gols de saldo em relação aos uruguaios. O mesmo vale para o Peru, caso os peruanos vençam os colombianos.

Os últimos resultados fizeram o Chile de praticamente eliminado à candidato direto a uma vaga na Copa, após a vitória sobre o Equador na última rodada, os comandados de Juan Antonio Pizzi chegaram aos 26 pontos e tem boas chances de se classificar, o problema é um só: o adversário. Os chilenos encaram a embalada seleção de Tite nessa terça, em São Paulo, e para chegar à Rússia no próximo ano, uma vitória ou empate diante do Brasil é suficiente, já em caso de derrota é necessário um tropeço da Argentina ou Paraguai para que a seleção chilena chegue à sua 10ª Copa na sua história.

O Paraguai tem a situação mais complicada dos seletos concorrentes, mas o sonho continua vivo, uma vez que a seleção renasceu nas últimas rodadas, e a vitória de virada, suada, nos acréscimos diante da embalada Colômbia, fora de casa, fez a chama da esperança seguir acesa. As contas do Paraguai são diretas, é preciso vencer a Venezuela, torcer para o Brasil vencer o Chile e,  a Argentina tropeçar o Equador, em caso de empate entre Brasil e Chile, os paraguaios precisariam tirar um saldo de 8 gols contra a Venezuela.

CONFIRA ABAIXO TODOS OS JOGOS DA 18ª E ÚLTIMA RODADA DAS ELIMINATÓRIAS (TODOS OS JOGOS SERÃO DISPUTADOS ÀS 20H30 – BRASÍLIA):
PARAGUAI x VENEZUELA –   DEFENSORES DEL TCHACO
BRASIL x CHILE  – ALLIANZ PARQUE
EQUADOR x ARGENTINA  – OLÍMPICO ATAHULPA
PERU x COLÔMBIA – NACIONAL DO PERU
URUGUAI x BOLÍVIA – CENTENÁRIO