Vozes da marca

‘Bola parada’ ganha jogo? Saiba como aperfeiçoar essa arma no Fifa 18

Publicado às

Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Comecei no Terra Esportes, em 2008, para onde voltei em 2011 e fiquei até 2015. Passei também por FPF, Diário LANCE! e o jornal A Tribuna, de Santos, com colaborações para a Revista Placar.

Crédito: Lucas Figueiredo/CBF

Culpar a “bola parada” por um resultado ruim já virou clichê entre os técnicos brasileiros nas entrevistas após as partidas. A referência aos gols provenientes de cobranças de falta, escanteios e pênaltis – apontados muitas vezes como única fonte de inspiração de algumas equipes -, também pode ser a tábua de salvação para alguns amantes do Fifa 18, jogo lançado no último dia 29 para PlayStation 3, PlayStation 4, Xbox One, Xbox 360, Nintendo Switch e PC

O famoso artifício pode fazer toda a diferença no mundo virtual. O Torcedores.com listou alguns dos principais cobradores e, principalmente, formas para treinar e tentar se tornar letal nas cobranças:

Escolha equipes com especialistas no ramo
A própria EA Sports facilitou o trabalho e divulgou a lista com os dez melhores cobradores do game (veja o link da matéria completa no Torcedores.com). O melhor deles é Andrea Pirlo, do New York City, dos Estados Unidos.

Entre os grandes clubes, as principais opções são Miralem Pjanic, meio-campista bósnio da Juventus, e o argentino Lionel Messi, do Barcelona.

A lista tem outros nomes como Memphis Depay, do Lyon; Shunsuke Nakamura, do Jubilo Iwata; Gylfi Sigurdsson, do Everton; Marvin Plattenhardt, do Hertha Berlin; Daniel Parejo, do Valencia; Dimitri Payet, do Olympique de Marselha, e Hakan Çalhanoğlu, do Milan.

Tenha ‘faltas ensaiadas’ na manga para surpreender
Falta perigosa próximo a área. Quem cobra? Nem sempre a cobrança direta, mesmo quando há um bom batedor, é o melhor caminho. Surpreender o adversário com uma jogada ensaiada pode funcionar melhor.

Primeira opção:
É necessário, primeiramente, acionar as opções “usar 2º cobrador” e “usar 3º cobrador”.

Depois, com os três jogadores posicionados de frente para a bola, o primeiro a correr será o 1º cobrador. Para isso, pressione o botão de chute mais o de passe simultaneamente (realizando o fake shot). O jogador passará sobre a bola e aparecerá livre na área. Se for destro, correrá para a direita. Se for canhoto, abrirá do lado esquerdo.

Na sequência, aperte o portão de passe comum e o jogador receberá pronto para finalizar.

Segunda opção:
A segunda jogada também requer quase o mesmo passo a passo. É necessário, primeiramente, acionar as opções para “usar o 2º cobrador” e “usar o 3º cobrador”.

Mais uma vez, com os três jogadores posicionados de frente para a bola, pressione simultaneamente o botão de chute junto com o de passe para executar o fake shot.

O último passo, no entanto, é diferente. O passe será feito com pressionado o botão de passe com L2 (PlayStation 4) ou LT (Xbox One). O jogador rolará e você poderá soltar a bomba de fora da área.

O tutorial desse vídeo foi disponibilizado pelo youtuber Crocodillo Games.

Seja você um Beckham, Marcelinho Carioca, Nelinho….
Beijar a bola ou até conversar com ela, posicioná-la com o bico para cima, bater na bola encostando somente uma parte do cadarço das chuteiras. No Fifa, o trajeto para virar um grande cobrador de falta não passa nem perto das manias dos principais cobradores da história.

Com um cobrador destro do lado esquerdo:
Posicione o corpo do batedor até que o último homem de fora para dentro da barreira fique alinhado com a trave. Com o analógico pressionado para frente acione o botão de chute até pouco menos de duas barrinhas completas.

Com um cobrador destro do lado direito:
Posicione o corpo do batedor até que o segundo homem de fora para dentro da barreira fique alinhado com a trave. Com o analógico pressionado para frente acione o botão de chute até pouco menos de duas barrinhas completas.

Com os canhotos a lógica se inverte

E nos escanteios?
As jogadas aéreas voltaram a ser uma das mais exploradas entre os fifeiros. Nas cobranças, para começar, é importante mirar nos jogadores mais altos.

Posicionar o cursor próximo a marca do pênalti para que um jogador se antecipe e cabeceie na diagonal para o gol é um bom caminho adotado pelos fifeiros. Em média, encher duas barrinhas de cobrança são suficientes.

Pênalti? Bata com confiança
Quer acabar com aquele nervosismo do pênalti? Cobrar pênalti com segurança é possível, sim.

Para evitar erros, escolha a altura e tente encher entre duas a três barras cheias. Defina o direcionamento mais próximo ao momento do chute para confundir o oponente.

Reduzir a velocidade da corrida do jogador pressionando L2 ou LT ajuda bastante na conclusão da missão com maior perfeição.

FIFA 18 é desenvolvido pela EA Vancouver e EA Romênia e estará disponível em todo o mundo no dia 29 de setembro de 2017 para os sistemas PlayStation 4, Xbox One, PC, Nintendo Switch, PlayStation 3 e Xbox 360. Clique aqui e garanta o seu!