DESTAQUE

Brasileirão: veja o que está em jogo na 31ª rodada

Publicado às

Colaborador do Torcedores

Brasileirão

Crédito: (FOTO: Lucas Figueiredo/CBF)

A 31ª rodada do Brasileirão promete agitar a briga tanto no topo da competição como para quem quer escapar do rebaixamento. Clássicos regionais em São Paulo e no Rio de Janeiro serão o destaque do final de semana, além dos confrontos entre adversários diretos na tabela de classificação.

Clássicos

São Paulo e Santos se enfrentam no Pacaembu neste sábado, às 17h, com brigas distintas. Enquanto o Peixe se aproxima da briga pelo título, o Tricolor segue sua luta contra o rebaixamento.

Sem muita ‘grife’, o time de Levir Culpi passou por momentos turbulentos nos últimos dias em uma confusão que teria envolvido a demissão do técnico. Isso não afetou a equipe que venceu o Atlético-GO na última rodada e voltou a se aproximar do Corinthians ao lado do Palmeiras, vendo o clássico como uma oportunidade para entrar de vez na disputa.

Foto: Ivan Storti/Santos FC

No lado do Tricolor, a oscilação na campanha do Brasileirão ainda incomoda e é o que tem segurado a equipe de Dorival perto do Z-4. Com quatro pontos na frente do primeiro time fora da zona do rebaixamento, o São Paulo terá força máxima no San-São e tem a chance de abrir vantagem sobre os quatro últimos da competição.

No Rio, Flamengo e Vasco fazem confronto direto por uma vaga na Libertadores. O Rubro-Negro está na sétima posição e precisa acabar com a desconfiança da torcida sobre o time, já que os recentes tropeços e o futebol fraco incomodam. O jogo também marca o reencontro de Zé Ricardo com o ex-time.

A equipe do técnico cresceu e já é um dos melhores do segundo turno. Nos últimos seis jogos foram três vitórias e três empates que colocam o Vasco como oitavo colocado, podendo empatar em pontos com o rival em caso de vitória.

Flamengo x Vasco entram em campo no sábado, às 19h, no Maracanã.

Foto: Carlos Gregório Jr/Vasco.com.br

Briga pelo título

Na briga pelo título, o Corinthians vai para Campinas no domingo, às 17h, onde encontra a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli. O Timão tentará acabar com a sequência de três partidas sem vitórias, que acabaram permitindo o crescimento dos rivais e a perda da ‘gordura’ que a equipe de Fábio Carille tinha na liderança. Porém, o adversário vive fase igual ou pior ainda. São quatro jogos sem vencer que deixam a Ponte Preta na zona do rebaixamento.

Na segunda, o Palmeiras recebe o Cruzeiro no Allianz Parque, às 20h. O time comandado por Alberto Valentim tem o melhor aproveitamento recente do Brasileirão e tenta uma última aproximação antes do clássico contra o Corinthians. Os mineiros por sua vez perderam um pouco da reação que esboçavam no segundo turno e tentam se manter no bloco do G-4, mesmo com a vaga na Libertadores de 2018 já garantida.

Crédito: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação
Foto: Vitor Silva/SSPress/Botafogo.

E a Libertadores?

Atlético-MG e Botafogo estão separados por seis pontos, porém ambos buscam uma vaga na Libertadores. Os cariocas estão mais perto do objetivo, já que ocupam a sexta posição e passam por grande fase depois da vitória sobre o Corinthians na última rodada. Os mineiros cresceram e tentam se descolar do bloco de baixo e encostar no G-7 do Brasileirão.

Se o Galo sonha com a vaga na Libertadores, o Atlético-PR também. Com o mesmo número de pontos dos mineiros, o Furacão recebe a Chapecoense, que ainda segue lutando para se distanciar do Z-4 e que, assim como o adversário, vem de duas vitórias seguidas no Brasileirão.

Briga para escapar do Z-4

A luta contra a degola tratá três confrontos diretos neste final de semana. O Vitória recebe o lanterna Atlético-GO em jogo dos desesperados. As duas equipes não vencem há quatro rodadas e possuem as duas piores defesas da competição com 46 gols sofridos cada.

Getty Images

O duelo entre Sport e Coritiba junta os dois piores times do segundo turno do Brasileirão. Se o Coxa tenta esboçar uma reação e não perde há dois jogos, o time de Recife precisa acabar com a sequência de três tropeços para não entrar no Z-4 e conta com o fator casa para isso.

Fluminense e Bahia estão ‘mais confortáveis’, mas continuam flertando com a degola. Empatados com 38 pontos, o jogo tem caráter decisivo para ambos, que também possuem campanhas idênticas com mesmo número de gols marcados e gols sofridos. O histórico recente também mostra equilíbrio com os dois vencendo dois e perdendo um das últimas três partidas.

Avaí e Grêmio também possuí times com brigas distintas. Com campanha de Z-4 no segundo turno, os gaúchos precisam do resultado para não se desprender dos líderes, porém irão à campo com time reserva devido ao jogo da Libertadores no meio da semana. Os catarinenses por sua vez tentam reagir e se distanciar da degola.

Veja todas as partidas da 31ª rodada do Brasileirão:

Sábado (28/10)

17h – São Paulo x Santos – Pacaembu

19h – Flamengo x Vasco – Maracanã

21h – Atlético-PR x Chapecoense – Arena da Baixada

Domingo (29/10)

17h – Fluminense x Bahia – Maracanã

17h – Atlético-MG x Botafogo – Independência

17h – Ponte Preta x Corinthians – Moisés Lucarelli

18h – Vitória x Atlético-GO – Barradão

18h – Sport x Coritiba – Ilha do Retiro

19h – Avaí x Grêmio – Ressacada

Segunda (30/10)

20h – Palmeiras x Cruzeiro – Allianz Parque

Quer acompanhar o Brasileirão pelo seu celular? Conheça o Brasileirão PRO

LEIA MAIS
Palmeiras e Corinthians vão se enfrentar três vezes no intervalo de uma semana; entenda