Futebol Europeu

Chelsea tem mais gols espanhóis que 19 times do Campeonato Espanhol

Publicado às

Aluno de Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia, natural de Manaus - AM e apaixonado por esportes em geral.

Crédito: Foto do Twitter oficial do Chelsea.

O jornal espanhol “Marca” fez um levantamento dos gols do Chelsea na temporada do Campeonato Inglês mostrando que o time londrino tem mais gols espanhóis que 19 dos 20 clubes do Campeonato Espanhol.

Com a contratação de Morata sendo a mais badalada no Chelsea para a temporada 17/18, a expectativa era de que muitos gols com sotaque espanhol saíssem por lá. Mas as estatísticas vão além do esperado. Até agora, no Campeonato Inglês, 71% dos gols marcados pelos Blues são de jogadores espanhóis.

O Chelsea marcou, no Campeonato Inglês, 17 gols, os quais 12 têm assinatura de espanhola. Morata (6) é o artilheiro, seguido por Pedro (2), Marcos Alonso (2), Azpilicueta (1) e Cesc Fábregas (1). O Chelsea desbanca times como Real Madrid, Barcelona, Valencia e Sevilla na comparação de gols marcados por espanhóis. Apenas a Real Sociedad, de Eusébio Sacristán, supera o Chelsea, com 15 gols. Os Blues só não tiveram gols marcados por espanhóis em duas ocasiões: 0 a 0 contra o Arsenal, e 0 a 1 contra o Manchester City.

Se analisarmos também as assistências, o impacto espanhol no time londrino fica ainda mais evidente. São 15 participações nos 17 gols marcados no Campeonato até agora, chegando a 88% dos gols. Apenas Batshuayi, com dois gols contra o Watford, Bakayoko, Kanté e David Luiz comemoraram gols sem o sotaque espanhol.

Esta preponderância espanhola na artilharia do Chelsea, no entanto, vem já da temporada passada. Dos 102 gols marcados pelo Chelsea campeão inglês, 53 foram de jogadores espanhóis (52%). Diego Costa, com 20 gols e Pedro, com 11, foram os artilheiros do clube no período. E como os padrões de comparação passam constantemente por Real Madrid e Barcelona, o Chelsea pode alegrar-se de ter superado os dois gigantes nessa estatística, já que os dois clubes marcaram, respectivamente, 49 e 19 gols de jogadores espanhóis.

Pode-se dizer, afinal, que espanhóis que decidam ir para Stamford Bridge certamente terão a sorte a seu favor. Resta saber se a artilharia espanhola aliada dos Blues vai ser suficiente para tirar o título do Campeonato Inglês das mãos dos times de Manchester. Mas se depender do começo animador de Morata e companhia, há esperança.