Futebol

Com prótese da mão, jogador romeno estreia no futebol profissional

Publicado às

Baiano, 22 anos, jornalista em formação pela Universidade Jorge Amado (UniJorge). Apaixonado por esportes em geral, de preferência basquete, tênis e futebol, este último com maior fervor. Contato: victorw10@outlook.com

Crédito: Foto: Reprodução/Digi Sport

“Não é só futebol”. Esta frase tem grande significado no meio futebolístico quando acontecem fatos que ultrapassam as quatro linhas e engrandecem ainda mais o esporte com mais adeptos no planeta. Na Romênia, o jogador Cosmin Lambru estreou como atleta profissional. Mas, o detalhe é que ele usa uma prótese no lugar de uma das mãos.

Cosmin Lambru realizou sua primeira aparição como jogador profissional com a camisa do o Petrolul Ploiesti, da segunda divisão da Romênia. Foi o primeiro jogador da história do futebol romeno a atuar com uma mão amputada.

O jogador foi promovido ao time principal após se destacar nas divisões de base. Mesmo com uma prótese no lugar da mão esquerda, o atacante se destacou com 26 gols na temporada 2015-16.

A HISTÓRIA

Atualmente com apenas 18 anos, Cosmin Lambru é tido como um “milagre” por médicos romenos. Há dez anos, quando ainda era uma criança, sofreu um grave acidente ao ser atingido por um caminhão desgovernado.

Na ocasião, Cosmin foi ágil. Conseguiu ter reflexo para escapar de um atropelamento que fatalmente tiraria sua vida. Porém, sua mão esquerda precisou ser amputada. No hospital, foi considerado um milagre por não ter precisado amputar uma parte maior de seu braço.

“Quando voltei ao futebol, comecei a aprender a cair, inclinando-me apenas com um braço. Não foi fácil, mas não reclamei e nunca reclamarei”, afirmou o jovem atleta, ao jornal inglês The Sun.

Foto: Divulgação