Futebol

Confira quantas rodadas os times tem no Z-4 e qual aproveitamento precisam para escapar do rebaixamento

Publicado às

Colaborador do Torcedores

  O Campeonato Brasileiro está se encaminhando para sua reta final. Alguns times estão na briga por uma vaga na Libertadores, outras pela Sul Americana. Por outro lado também há times brigando para escapar do rebaixamento e não disputar a Série B em 2018.

Após o término da 30 rodada a zona de rebaixamento é composta por Atlético Goianiense, o time que mais ficou na zona de rebaixamento, Coritiba, Ponte Preta e Vitória.

Porém a diferença de pontos entre o Vitória, primeiro time no Z-4 e o Avaí, primeiro fora do Z-4 é de apenas 1 ponto. Isso demonstra o quão acirrada está a disputa entre os times para não estar entre os 4 últimos da tabela.

o Altétco Goianiense é o time que mais tem rodadas tanto na lanterna quanto no Z-4. Das 30 disputadas o time passou 29 na zona de rebaixamento e 24 como o último colocado.

O Avaí é o segundo com mais rodadas entre os 4 últimos colocados, com 24 no total. No momento o time está fora deste grupo assim como o Vitória, que tem 21 rodadas no Z-4 e é o terceiro time que ficou mais tempo entre as últimas posições.

O próximo que mais ficou na zona de rebaixamento é o São Paulo, com 14 rodadas e atualmente também está fora, na 14 posição.

Atlético Paranaense e Coritiba estão empatados com 8 rodadas entre os últimos colocados. Já o Sport passou apenas 5 e é um dos que menos ficou na posição desconfortável.

Atrás dele estão apenas Ponte Preta, com 4, Chapecoense, com 3, Atlético Mineiro, com 2 e Vasco e Bahia com apenas uma rodada.

A matemática não é certa, mas até agora os times que chegaram aos 46 pontos conseguiram se livrar de jogar a Série B no ano seguinte. O futdados forneceu o aproveitamento que cada um dos times precisa para alcançar a pontuação.

O Atlético Goianiense precisa de um incrível aproveitamento de 83.33% daqui até o final do Campeonato Brasileiro para não ser rebaixado. É a missão mais difícil entre todos os times ainda mais contando com o fato de que até agora o aproveitamento do time é de 35.46%.

O Coritiba e a Ponte Preta, ambos com 32 pontos, precisam de um aproveitamento também difícil de 58.33%. Até então o Coritiba tem um aproveitamento de 45.14% e a Ponte de 46.06%. Os dois também tem uma tarefa que não é fácil de ter, nas últimas rodadas um aproveitamento maior do que tiveram ao longo do campeonato inteiro para chegarem aos 46 pontos.

O Vitória tem apenas um ponto a mais e precisa de 54.17% de aproveitamento, sendo que teve 57.63%. Apesar da dificuldade o aproveitamento necessário é menor do que o que foi conquistado nestas 30 rodadas. Isso torna a tarefa mais fácil de ser cumprida do que a dos 3 times anteriores.

O Avaí tem 34 pontos precisa atingir 50.00% e teve um aproveitamento de 45.14% ao longo do campeonato. Também precisa superar o que foi feito até agora.

Sport precisa de 45.83% e teve 50.72% até agora. No caso, o aproveitamento que foi atingido também é superior ao necessário para não ficar na Zona de rebaixamento e isso é um bom sinal para o time.

O São Paulo precisa de 37.50%, sendo que o time teve um aproveitamento de 47%.77 o que também não é uma situação ruim perto de outros times que também estão tentando ficar longe da zona de rebaixamento.

Fluminense, Chapecoense e Bahia precisam de 33,3% de aproveitamento para chegar aos 46 pontos. O time carioca tem 51.04% de aproveitamento no ano, já a Chapecoense 46.77% e o Bahia 54.97%.

Agora que já temos os números resta saber quem serão os 4 rebaixados de 2017 e quem conseguirá sair do perigo de jogar a Série B.

A disputa esta extremamente parelha e parece que os times vão brigar até a última rodada para estar fora das últimas 4 colocações.