Como treinador, Elano pode quebrar tabu que persiste desde 2010

A situação do Santos no Campeonato Brasileiro de 2017 não é a das mais fáceis, mas ainda há quem acredite no alvinegro praiano como campeão nacional. E, caso consiga realizar esta façanha, o técnico interino Elano pode ser o nono a ganhar a principal competição nacional como treinador e como jogador.

 

Elano comanda treino santista nesta terça-feira (Foto: Ivan Storti / Santos FC)

O Santos está na terceira  colocação, a seis pontos atrás do líder Corinthians e a um atrás do vice líder Palmeiras, com 6% de chances de título segundo o matemático Tristão Garcia, em matéria do GloboEsporte.com.

Este feito foi realizado por apenas outros oito grandes nomes da história do principal esporte brasileiro. O primeiro a fazer isso foi Ênio Andrade que, após vencer ainda como jogador em 1960 pelo Palmeiras, levou em 1979 o seu primeiro Brasileirão como técnico do Internacional. Após esta conquista, ele ainda levou para casa os títulos de 1981 e 1985, com Grêmio e Coritiba, respectivamente.

Paulo César Carpegiani também foi um craque dentro e fora das quatro linhas. Como volante, ele levantou a taça pelo Internacional (75 e 76) e pelo Flamengo (80). Após encerrar a carreira de jogador, assumiu o mesmo Flamengo como treinador e levou o título nacional de 1982.

A década de 80 parece ter sido promissora para os jogadores que se tornaram técnicos de futebol. Carlos Alberto Torres, o Capita, que foi campeão em 1965 e 1968 com o Santos, também conseguiu entrar nesta galeria com o título do Flamengo de 1983. José Macia, conhecido como Pepe, foi campeão Brasileiro seis vezes vestindo a camisa do Santos e, após abandonar a carreira de jogador venceu a competição em 1986 comandando o São Paulo.

Depois disso, somente em 2000 que um campeão brasileiro como jogador conseguiu repetir o feito como técnico. Foi a vez de Joel Santana, que levou o Vasco ao título nacional daquele ano e também tinha vencido com o time cruz maltino.

Émerson Leão, que havia sido tetracampeão brasileiro como jogador defendendo as cores de Palmeiras e Grêmio, conquistou o título máximo do Brasil em 2002 comandando o Santos, com o famoso time dos Meninos da Vila. Andrade, que também levou quatro títulos do Brasileirão como jogador pelo Flamengo e Vasco, venceu a competição nacional em 2009, com o mesmo Flamengo, numa arrancada heróica.

O último treinador a conseguir atingir a esta marca foi Muricy Ramalho, em 2010, pelo Fluminense. Antes disso, Muricy conquistou o nacional como atleta pelo São Paulo, em 1977, e como treinador do mesmo tricolor em 2006, 2007 e 2008.

Campeão com o mesmo Santos como jogador em 2002 e 2004, Elano agora pode entrar em seleta galeria de grandes craques dentro e fora de campo.

Você conhece os melhores sites de apostas do mercado? O OddsShark te indica!