Futebol

Em ascensão, Palmeiras tem melhor desempenho nas últimas seis rodadas do Brasileirão; veja top 10

Publicado às

Esportista de hobby, mas jornalista de profissão. Trabalhou como repórter do O Estado de S. Paulo, Revista TÊNIS. Tênis Virtual e CurtaTÊNIS em coberturas nacionais e internacionais de grandes eventos.

Crédito: César Greco / Ag. Palmeiras

A 30ª rodada do Campeonato Brasileiro fez o Palmeiras entrar, definitivamente, na briga pelo título junto com o Corinthians. Apesar de a diferença ser ainda de seis pontos (59 a 53), o Verdão tem chance de reduzir a distância no confronto direto, em Itaquera, no próximo dia 5 de novembro – e faltando ainda oito jogos, ou 24 pontos em disputa, para o término da competição. Com a saída de Cuca, curiosamente, parece que o time do Allianz Parque entrou nos trilhos e os números provam isso.

De acordo com o site FutDados, o Palmeiras é o clube que teve o melhor desempenho nas últimas seis rodadas. São quatro vitórias, um empate e uma derrota, totalizando 13 pontos somados em 18. O time comandado por Alberto Valentim é o único entre os 20 times que detém mais de 70% de rendimento nesses seis jogos recentes. Mais precisamente, 72,2%.

Valentim, especificamente, tem 100% de aproveitamento, já que assumiu o comando do Palmeiras na partida contra o Atlético-GO, em Goiânia. Na ocasião, a equipe derrotou os goianos por 3 a 1. Em seguida, fez 2 a 0 na Ponte Preta, no Pacaembu, e anotou 3 a 1 no Grêmio, em Porto Alegre, no final de semana.

Vasco e Santos vêm empatados em segundo lugar no desempenho recente. Nas últimas seis partidas, os times comandados por Zé Ricardo e Levir Culpi somaram 12 pontos, com três vitórias cada. No caso do Peixe, tem os mesmos 53 pontos do Palmeiras na classificação geral e ainda sonha com o título brasileiro. Já o Cruz-Maltino se livrou completamente do fantasma do rebaixamento e está na porta do G-7, que pode levar o clube para a Libertadores de 2018.

ESPERANÇA PARA UNS

Bahia, Atlético-MG e Chapecoense são os seguintes e se afastaram um pouco mais do Z-4. No caso do Galo, há o discurso de esperança por uma vaga na próxima Libertadores. Para baianos e catarinenses, o objetivo inicial é permanecer na Série A. Outro que reagiu bastante nesse momento e respirou mais na luta contra o descenso foi o São Paulo, oitavo melhor nessas seis partidas, com 10 pontos conquistados.

DECEPÇÃO PARA MUITOS

Líder geral do Brasileirão, o Corinthians tem apenas 33,3% de aproveitamento nos últimos seis jogos – venceu apenas o Coritiba e amargou derrotas para Botafogo e Bahia. É o 15º melhor nesse período. O pior é a Ponte Preta, sua próxima adversária, com apenas quatro pontos somados.

Veja o top 10:

Reprodução/FutDados

LEIA TAMBÉM:
“Homão da p…” e Clark Kent da Pompeia”, Alberto Valentim agrada como o bonitão do Palmeiras