Futebol

Sucesso na TV, estreia do Gol Show completa 20 anos

Publicado às

Colaborador do Torcedores

Crédito: Youtube/Reprodução

Gol! O grito de maior alegria no futebol foi o tema para mais um programa comandado por Silvio Santos no SBT. Juntar o esporte preferido do brasileiro com as tradicionais atrações de auditório da emissora era o mote do Gol Show, que estreou há exatamente vinte anos.

A primeira edição do Gol Show aconteceu no dia 26 de outubro de 1997, com apresentação de Silvio Santos. Ele, primeiramente, mostrou programas similares na Turquia, na Indonésia, na Espanha, na Argentina e em Portugal. Depois, ele explicou a premiação e os valores para cada “chute”.

Depois, a histórica primeira participação: o sr. Antonio. Ele enfrentaria ninguém mais ninguém menos que Chilavert. O folclórico goleiro paraguaio, à época no Vélez Sarsfield-ARG, foi anunciado como “o melhor goleiro do mundo”.

Depois, entre participações de pessoas por um número 0900, foram apresentados os quadros do Gol Show. Em um deles, uma família orienta seu filho a defender chutes desferidos pelo pai com os olhos vendados. Em outro, uma disputa entre times: Santos x Palmeiras – com direito a participação de Clebão, Anderson Lima, Baiano e Edinho – logo identificado como “filho de Pelé” por Silvio Santos.

Erros

A primeira edição do Gol Show foi repleta de erros. Após um “chute” que entrou, Silvio Santos disse que a bola tinha ido para fora. Ao apresentar os jogadores do Santos, o apresentador disse que a equipe se tratava do Corinthians. Por fim, a ligação de um dos participantes caiu.

Confira o primeiro Gol Show, que completa 20 anos hoje:

Curiosidades

– Apenas uma pessoa conseguiu o gol de um milhão de reais. O sr. Eliseu, na edição comemorativa que fez parte do Teleton de 1998. O goleiro a sofrer o gol foi Edinho, presente no primeiro programa. Foi, também, a primeira pessoa a ficar milionária em um programa do SBT. Para conhecer a história completa, clique aqui.

– O primeiro apresentador do Gol Show foi Silvio Santos. Depois, a honra foi de Silvio Luiz. Por fim, Luis Ricardo e Babi Xavier apresentaram a última “temporada”, em 2002.

– Originalmente, o programa era exibido aos domingos, às 19h30. O horário foi pensado especialmente para bater de frente com o Domingo Milionário, da TV Manchete. No primeiro domingo, o Domingo Legal venceu até mesmo o Domingão do Faustão. O Gol Show perdeu por apenas três pontos de audiência – de acordo com o IBOPE. Depois, passou a ser transmitido aos sábados à noite.

– No primeiros anos, os telespectadores ligavam para um número 0900 para participar. Após uma denúncia de que as emissoras utilizavam os números 0900 para lucros indevidos (feita pela Folha de S. Paulo), o SBT passou a premiar os compradores da Tele Sena.

LEIA MAIS
SUCESSO NO FIM DOS ANOS 1990, ‘GOL SHOW’ PODE RETORNAR À PROGRAMAÇÃO DO SBT
VÍDEO: O DIA QUE SILVIO SANTOS TROLLOU CHILAVERT E JOGADORES DO PALMEIRAS NO “GOL SHOW”