Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Ultrapassagem histórica de Felipe Massa completa dez anos; relembre

Há dez anos, no dia 07 de outubro, acontecia o GP do Japão de Fórmula 1 de 2007. Disputado no circuito de Fuji (e não em Suzuka), a prova ficou marcada por uma ultrapassagem histórica. Na ocasião, Felipe Massa passou Robert Kubica em uma manobra de tirar o fôlego.

Willian Ferreira
Colaborador do Torcedores.com e contador de histórias do esporte.

Crédito: Youtube/Reprodução

Já na última volta, Felipe Massa estava na sétima colocação e buscava o polonês Robert Kubica, em uma BMW. Com um temporal caindo em Fuji, o ferrarista alcançou o adversário e deu início a uma das ultrapassagens mais espetaculares da história da Fórmula 1.

Com cerca de trinta segundos de intensa troca de posições, toques e idas para fora da pista, a disputa acabou com o brasileiro ganhando a sexta colocação no GP de Fuji.

A transmissão brasileira, feita por Galvão Bueno, Reginaldo Leme e Luciano Burti, elogiou demais Kubica e principalmente Massa. O narrador chegou a declarar que “É isso que se espera de um piloto da Ferrari”. Rapidamente os companheiros relembraram de outra grande série de ultrapassagem: de René Arnoux contra Gilles Villeneuve, no GP da França, realizado em Dijon, em 1979.

Veja abaixo a grande ultrapassagem de Felipe Massa sobre Robert Kubica:

Coincidências

– Assim como há dez anos, o GP do Japão acontece em um fim de semana do dia 07 de outubro. No dia, em 2017, aconteceu o treino classificatório que colocou Lewis Hamilton na pole position e Sebastian Vettel na segunda colocação. Os dois brigam pelo título da temporada.

– O GP do Japão tradicionalmente acontece em Suzuka. Em 1976 e 1977 aconteceu em Fuji. Em 2007 e 2008, novamente aconteceu no circuito que fica em Oyama.

– Os pilotos da ultrapassagem histórica disputam uma vaga no grid do ano que vem. Felipe Massa e Robert Kubica concorrem a uma vaga na Williams, que até o momento pertence ao brasileiro. Também estão no páreo o escocês Paul di Resta e o alemão Pascal Wehrlein.

LEIA MAIS
HAMILTON DOMINA CLASSIFICAÇÃO E GARANTE A POLE EM SUZUKA
GP DO JAPÃO SERÁ DESPEDIDA DE PALMER DA RENAULT; SAINZ ASSUMIRÁ O LUGAR, KVYAT RETORNA A TORO ROSSO
F1: ROBERT KUBICA E PAUL DI RESTA PARTICIPARÃO DE TESTES PELA WILLIAMS EM HUNGARORING