Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Com campeão improvável, GP Brasil 2007 comemora dez anos

A Fórmula 1 pode, nesse domingo (22), conhecer o campeão da temporada de 2017. Com uma combinação de resultados, Lewis Hamilton pode se tornar tetracampeão mundial da categoria. O inglês também foi um dos protagonistas do histórico GP Brasil 2007, que completou dez anos nesse fim de semana.

Willian Ferreira
Colaborador do Torcedores.com e contador de histórias do esporte.

Crédito: Kerim Okten/EFE

Acontecido no dia 21 de outubro de 2007, o grande prêmio tinha um ingrediente espetacular. Três pilotos ainda brigavam pelo título mundial no GP Brasil 2007, o último do ano. Além de Hamilton, Fernando Alonso (ambos da McLaren) e Kimi Raikkonen (Ferrari) estavam no páreo. Antes de 2007, a última vez que três pilotos chegaram à última prova com chances de ser campeão foi em 1986: Alain Prost, o azarão, levou a McLaren ao título ante Nigel Mansell e Nelson Piquet (Williams).

Hamilton chegou a Interlagos com 107 pontos. Alonso, com 103. Raikkonen tinha 100. Na época, a vitória valia dez pontos; a segunda colocação, oito; o terceiro, seis; e as demais posições iam garantindo um ponto a menos a partir de então.

No treino classificatório, Felipe Massa (Ferrari) fez a festa da torcida da casa e garantiu a pole position. Depois de Massa, os três postulantes ao título: Hamilton, Raikkonen e Alonso – pela ordem.

O brasileiro manteve a dianteira na largada. Rápido, o finlandês ultrapassou Hamilton na primeira curva e o inglês ainda perdeu a terceira posição para Alonso. Ao tentar ultrapassar o espanhol, Lewis escapou e foi para um trágico oitavo lugar.

Na oitava volta, o câmbio de Hamilton falhou e ele foi para o pit stop, voltando na décima oitava (!) colocação.

Com as Ferraris na frente, foi fácil para a escuderia de Maranello segurar Massa nos boxes e deixar Kimi vencer a corrida. Com a vitória, a terceira posição de Alonso e a sétima de Hamilton, o time de Maranello venceu seu décimo quinto título de pilotos (o último até então).

A conquista, emocionante por natureza, foi ainda mais comemorado por encerrar uma temporada marcada por uma grande polêmica. Acusada de espionar a Ferrari, a McLaren foi desclassificada do Mundial de Construtores.

Relembre o emocionante GP Brasil 2007:

LEIA MAIS:
ULTRAPASSAGEM HISTÓRICA DE FELIPE MASSA COMPLETA DEZ ANOS; RELEMBRE
F1 2017: SAIBA COMO ASSISTIR AO GP DOS ESTADOS UNIDOS AO VIVO NA TV