Com batida de Schumacher, Villeneuve é campeão no GP Europa 1997

Publicado às

Colaborador do Torcedores

Crédito: Autosport/Reprodução

Há exatamente vinte anos Jacques Villeneuve conquistava seu único título na Fórmula 1. Em um dia 26 de outubro, mas de 1997, o canadense foi o terceiro colocado no GP Europa 1997 e fez o que precisava para garantir o caneco. A disputa ficou imortalizada após a batida com o rival no campeonato, Michael Schumacher, que acabou desclassificado do torneio.

O treino classificatório do GP Europa 1997 foi histórico. Villeneuve, Schumacher e Heinz-Harald Frentzen (companheiro de Jacques na Williams) cravaram exatamente o mesmo tempo: 1:21.072. A ordem no grid foi definida pela ordem em que os pilotos fizeram suas voltas. Com esse ingrediente mais do que especial, a corrida foi aguardada com ainda mais expectativa.

O canadense era o pole position, mas Schumacher tinha um ponto a mais no campeonato. O alemão assumiu a ponta na primeira curva e, das quarenta e sete primeiras voltas, liderou quarenta. Os dois não era ameaçados. Aí veio o instante que definiu toda a temporada de 1997 da Fórmula 1. E que se tornou histórico.

Villeneuve começou a volta quarenta e oito a cerca de um segundo de Schumacher. Na curva Dry Sack, o canadense colocou o carro por dentro e o alemão jogou sua Ferrari na Williams do rival. Pior para o bólido vermelho, já que o azul seguiu.

Com Schumacher fora, Villeneuve precisava, apenas, de um quinto lugar para ser campeão. No instante, ele era o líder. O dano no carro do canadense estava localizado no radiador esquerdo. Algo perigoso, mas que passava longe de tirá-lo da corrida. Tanto que ele não ofereceu resistência quando as McLaren de Mika Hakkinen e David Coulthard chegaram para ultrapassá-lo. O terceiro lugar era mais que o suficiente para o título.

A corrida marcou, também, a primeira vitória de Hakkinen na Fórmula 1 – ele seria bicampeão nos dois anos seguintes. Foi, também, o último GP do austríaco Gerhard Berger no circo – ele ficou na quarta colocação com sua Benetton.

Veja o momento da batida entre Jacques Villeneuve e Michael Schumacher no GP Europa 1997:

LEIA MAIS
TREINO DO GP EUROPA 1997, COM 3 PILOTOS EMPATADOS, COMPLETA 20 ANOS
FÓRMULA 1: O LEGADO DA FAMÍLIA VILLENEUVE