Mídia Esportiva

Gremista, apresentador da Globo relembra quando usou o hino do clube em entrada ao vivo

Publicado às

Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)

Crédito: Foto: Reprodução/ SporTV

Apresentador do “Bom Dia Rio”, da Rede Globo, o jornalista gaúcho Flávio Fachel, torcedor fanático gremista, participou nesta quarta-feira do programa “Seleção SporTV” e relembrou quando usou trechos do hino do clube do coração em entrada ao vivo do “Jornal Nacional” que falava sobre a inauguração da árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, em novembro de 2005.

Pouco antes do evento carioca, o Grêmio protagonizara uma das maiores façanhas de sua história ao conseguir o retorno à elite do futebol brasileiro após derrotar o Náutico na famosa “Batalha dos Aflitos”, tendo apenas sete jogadores em campo.

Antes de se dirigir à Lagoa, Fachel acompanhou a dramática partida direto da redação da Globo.

“Estava de plantão. Enquanto estava todo mundo terminando as notícias, eu de olho no jogo em monitores, desesperado, e quando deu o pênalti (para o Náutico), eu: ‘Meu Deus do céu’. E quando o goleiro defendeu, dei um berro, que ninguém entendeu nada na redação, viraram para trás. Depois o Anderson fez o gol, ganhamos o jogo e tal e aí eu tinha que trabalhar, porque tinha que fazer a entrada ao vivo da inauguração da árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, que não tem mais hoje. Não tinha nada a ver com o Grêmio”, recordou.

“Aí eu naquele clima, fui escrever a minha entrada ao vivo e como não sou bobo nem nada, era o Mariano Boni que estava de chefe do jornal, fui lá no editor-chefe e falei: ‘Mariano, vou dizer isso aqui, ó’. E entreguei o texto. Ele olhou, olhou, olhou pra mim e (disse): ‘Tá, pela efeméride, eu vou autorizar’. E então peguei o carro, fui pra Lagoa, cheia de gente.”

“E no espelho do jornal, justamente antes da minha entrada ao vivo estava a reportagem da Batalha dos Aflitos. Terminou e veio (a imagem) pra mim, e comecei a ler o meu texto: ‘Olha, tá todo mundo vindo pra cá, tudo pronto, as pessoas estão vindo de ônibus, de carro, até a pé as pessoas estão vindo, mas o certo é que será inaugurada daqui a pouco a árvore de Natal’. Enfiei o hino do Grêmio no meio do texto”, completou o jornalista, gerando muitas risadas do apresentador André Risek e do comentarista Paulo César Vasconcellos.

“Chegaram várias mensagens do Rio Grande do Sul no meu celular. Quando cheguei na redação, o pessoal (falou): ‘Tá maluco, que história é essa de a pé?’. E eu: ‘calma’. Foi um sucesso geral entre a gremistada”, finalizou.

Veja o momento em que Fachel relembra a história hilária: