Futebol Paulista

Jô? Que nada! Artilheiro em SP disputa Copa Paulista; conheça o atacante Léo Castro

Publicado às

Meu nome é Gabriel, sou natural de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Sou apaixonado por futebol, o que acabou me levando para o curso de Jornalismo, onde estou cursando o sexto semestre.

Crédito: Atacante Léo Castro em ação pela Ferroviária (Foto: Felipe Blanco)

Léo Castro, atualmente na Ferroviária, ultrapassou atacante do Corinthians na artilharia geral do ano

Jô, Ricardo Oliveira, Lucas Pratto, Borja, Lucca… Quando o assunto é goleador no futebol paulista o que não falta é opção. Mas engana-se quem acha que um desses cinco nomes é o principal artilheiro em São Paulo. Bem menos badalado que as estrelas do Brasileirão, Léo Castro, atleta da Ferroviária , lidera a lista dos jogadores que mais marcaram gols na temporada.

Natural de São Paulo,  Leonardo Luiz e Castro teve passagens pela base do Coritiba, mas sua estreia profissional foi no Grêmio Barueri, em 2015, pela Série A3 do Paulista. No segundo semestre do mesmo ano começou a sua jornada de artilheiro – pelo União Barbarense marcou três gols em 15 partidas.

No ano seguinte a fase foi ruim. Com passagem por Santa Rita-AL e Inter de Lages-SC, balançou as redes poucas vezes. Na atual temporada, Léo Castro foi contrato pelo Nacional para disputar novamente a Série A3 do Paulista.

O atacante não decepcionou: marcou 11 gols em 24 partidas, e foi um dos grandes destaques da equipe que conseguiu o acesso. Com o bom desempenho chamou a atenção da Ferroviária, que disputa a elite do Paulistão, mas que esse ano disputa a Copa Paulista.

“Fiz meus gols lá [no Naça] e espero ser feliz aqui também. Espero corresponder à expectativa que está sobre mim. É o meu objetivo. Fico feliz em vestir essa camisa da Ferroviária. Pude ser feliz no Nacional, com títulos e a artilharia. Com certeza, venho pra cá com mais objetivos, mais ambição para conquistar o título [da Copa Paulista]”, disse, assim que foi apresentado na AFE.

Artilharia do ano

No último domingo, já pelas quartas de final da Copa Paulista, a Ferroviária visitou o Santos B. O time de Araraquara não tomou conhecimento e venceu por 4 a 0. Léo Castro marcou três vezes, alcançando 13 gols na competição, 24 na temporada, dois a mais que Jô, que até então era o artilheiro paulista.

“Foquei mais durante esse ano, vendo mais onde estou errando, e estou acertando”, comemorou Castro, que emendou.

“A minha passagem pela Ferroviária está sendo maravilhosa. Quando você chega numa equipe que tem pessoas boas, do bem, isso eleva sua autoestima, e o trabalho acontece naturalmente.”

Aos 23 anos, Léo Castro tem contrato com a Ferrinha até o fim de novembro, mas com a boa fase, o jogador deve receber uma proposta para renovar. A não ser que o time de Araraquara queira perder o seu artilheiro para outra equipe.

Desempenho do principal centroavantes de cada uma das cinco equipes paulistas na Série A do Brasileirão

Corinthians – Jô, 22 gols (6 no Paulistão, 15 no Brasileirão e 1 na Copa do Brasil)
Palmeiras – Borja, 8 gols (4 no Paulistão e 4 no Brasileirão)
Ponte Preta – Lucca, 21 gols (7 no Paulistão, 10 no Brasileirão, 1 na Copa do Brasil e 3 na Sul-Americana)
Santos – Ricardo Oliveira, 10 gols (1 no Paulistão, 9 no Brasileirão e 3 na Libertadores)
São Paulo – Pratto, 14 gols (5 no Paulistão, 7 no Brasileirão e 2 na Copa do Brasil)