Futebol Feminino

Recordista, Marta não foi votada para Melhor Jogadora do Mundo da FIFA

Publicado às

Estudante do 9º semestre de jornalismo e amante dos esportes, principalmente o bom e velho futebol. Setorista de Atlético-MG e Futebol Feminino.

Seleção Brasileira Feminina Marta

Crédito: Créditos: Fernanda Coimbra/CBF

Na tarde desta segunda-feira, 23, a Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou a premiação de Melhor Jogadora do Mundo da temporada 2017/2018. A brasileira Marta, maior vencedora, com cinco conquistas, não recebeu votos nesta edição.

A grande vencedora foi a holandesa Lieke Martens. Aos 24 anos, ela recebeu 21,72% dos votos e desbancou a norte-americana Carli Lloyd (16,28%), que era a atual campeã. Na terceira posição ficou a venezuelana Deyna Castellanos, com 11,69%. A premiação contou com votos dos técnicos (as) e capitãs de seleções de todo o mundo, além de um profissional da imprensa por federação.

Martens iniciou a última temporada com a camisa do Rosengard, da Suécia, e, em 2017, se transferiu para o Barcelona. A atacante foi um dos grandes nomes da Holanda na conquista da última Eurocopa. Antes da escolha da FIFA, a jogadora havia conquistado o prêmio de jogadora do ano da Uefa.

No Brasil, Emily Lima, demitida da Seleção no último mês de setembro, votou na alemã Dzsenifer Marozsán para a primeira colocação. Já o jornalista Paulo Vinícius Coelho, comentarista dos canais Fox Sports, escolheu Lloyd.

Marta, apesar de ficar de fora das 10 finalistas e não receber votos na atual edição, segue como a principal vencedora. A brasileira foi escolhida como a Melhor do Mundo em cinco oportunidades, em 2006, 2007, 2008 e 2009 e 2010.

A premiação não teve a presença de uma brasileira pela segunda vez. A última havia sido em 2015, quando Marta também havia ficado de fora.

Confira a lista COMPLETA de maiores vencedoras do prêmio de Melhor Jogadora do Mundo!

Jogadora País Títulos
Marta Brasil 05
Birgit Prinz Alemanha 03
Carli Lloyd Estados Unidos 02
Mia Hamm Estados Unidos 01
Nadine Kessler Alemanha 01
Nadine Angerer Alemanha 01
Abby Wambach Estados Unidos 01
Homare Sawa Japão 01
Lieke Martens Holanda 01

* Entre 2010 e 2015, o prêmio foi entregue em parceria com a France Football, e denominado FIFA Ballon d’Or.

LEIA MAIS:

SELEÇÃO BRASILEIRA FEMININA PRECISA DE UM EMPATE PARA SER CAMPEÃ NA CHINA