Futebol

Mundial do Palmeiras deve seguir sem reconhecimento da Fifa, diz jornal

Publicado às

Colaborador do Torcedores

Crédito: Foto: Divulgação/Palmeiras

A Fifa deve reconhecer os títulos intercontinentais de clubes como campeonatos mundiais nesta semana. A informação é do jornal “O Estado de S.Paulo”, que falou com Gianni Infantino, presidente da entidade máxima do futebol. A decisão, no entanto, não beneficiará o Palmeiras, campeão da Copa Rio de 1951.

De acordo com a publicação, Alejandro Domingues, presidente da Conmebol, explicou que o pedido para o reconhecimento somente dos títulos intercontinentais foi baseado no início também da Taça Libertadores das Américas, em 1960, por isso, alega não ter argumentos para defender que torneios antes disso sejam considerados como oficiais. Ou seja, o título da Copa Rio de 1951, conquistado pelo Palmeiras, seguirá sem o reconhecimento da Fifa como mundial.

Em um comunicado oficial enviado ao jornal há alguns anos, antes de Infantino assumir o cargo de presidente, a Fifa reconheceu o Palmeiras como campeão mundial. “Em reunião realizada em São Paulo no dia 7 de junho de 2014, o Comitê Executivo concordou com o pedido apresentado pela CBF para reconhecer o torneio disputado em 1951 entre clubes europeus e sul-americanos como a primeira competição interclubes e o Palmeiras como seu vencedor”.

No ano passado, a entidade chegou a parabenizar o clube pela conquista. “Verde é a cor da inveja. O ‘Verdão’ foi invejado pelo mundo neste dia, há 65 anos. Inspirado por Liminha, o Palmeiras venceu um time da Juventus que tinha Giampieri Boniperti e um grande trio de dinamarqueses para se tornar o primeiro campeão global do esporte. 100 mil pessoas assistiram à partida no Maracanã, e mais 1 milhão invadiram as ruas de São Paulo para receber seus heróis na volta para casa”, postou a Fifa em seu perfil no Instagram.

Foto: Reprodução/Instagram

Já no início de 2017, a Fifa comunicou que que os títulos antes de 2000 não seriam considerados como mundiais. “A Fifa reconhece e valoriza as iniciativas de estabelecer competições de clubes de dimensões mundiais ao longo da história. Esse foi o caso de torneios envolvendo clubes europeus e sul-americanos, como a pioneira Copa Rio, jogada em 1951 e 1952, e a Copa Intercontinental”, diz a nota.

“Entretanto, não foi até 2000 que a Fifa organizou o estreante Mundial de Clubes da Fifa, com representantes de todas as seis confederações. Os vencedores dessa competição, que passou a ser organizada anualmente a partir de 2005, são aqueles considerados oficialmente pela Fifa como campeões mundiais de clubes”, completou a entidade em um comunicado enviado ao “O Estado de S.Paulo”.

O Torcedores.com tentou entrar em contato com o presidente do Palmeiras, Maurício Galiotte, para saber qual é a posição do clube com relação ao assunto, mas até a publicação desta matéria, não tivemos retorno.

Você conhece os melhores sites de apostas do mercado? O OddsShark te indica. Acesse, escolha o site com as melhores opções e bônus, cadastre-se e boa sorte!