Eliminatórias

O Brasil é favorito para ganhar o hexacampeonato na Copa da Rússia?

Publicado às

Estudante de Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia de Minas Gerais. Sou apaixonado por futebol e amante do bom Jornalismo.

Crédito: Reprodução: Site oficial CBF/ Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Com a proximidade da Copa do Mundo da Rússia, as discussões sobre os favoritos ao título começam a se intensificar, e algumas seleções de tradição já se encontram fora da disputa.

Casos como, Holanda que necessitava de um ‘milagre’ para chegar ao mundial, e da Turquia, que teve seu melhor momento na Copa de 2002 quando alcançou o terceiro lugar. A equipe chilena liderada por Alexis Sánchez viu seu ciclo vencedor terminar de forma trágica, a campeã das Copas América de 2015 e 2016 deixou a classificação escapar pelos dedos quando Paulinho e Gabriel Jesus duas vezes marcaram para o Brasil, e a Seleção Peruana com um empate levou a melhor e conquistou a vaga para repescagem no saldo de gols.

No futebol mundial muitas estrelas enfeitam suas seleções, entre todas o Brasil se destaca, tendo dois ou mais jogadores com características de craque em cada posição. Uma dúvida boa para o comando, que nem sempre soube utilizá-las da melhor forma.

O começo difícil nas Eliminatórias culminou na troca de comando, a saída de Dunga, e a chegada do técnico Tite elevou o potencial da equipe, fazendo com que todo o elenco amadurecesse, inclusive Neymar, que se tornou um dos líderes do plantel. A classificação antecipada deu tranquilidade e a confiança que faltava para acreditarmos que o Hexa é possível.

Os números dão consistência a euforia da nação brasileira, Tite comandou a Seleção em 12 jogos pelas Eliminatórias, sendo 10 vitórias e 2 empates, um aproveitamento de 88,8%, tendo anotado 30 gols e sofrido apenas 3.

Mas uma dúvida sempre ronda nossos pensamentos, depois do fatídico 7 a 1 em pleno Mineirão, a confiança dos velhos tempos não se faz a mesma. A própria Seleção Alemã por sua vez, chega para o mundial como uma força a ser batida. Atual campeã e líder do ranking da FIFA (com 1.631,05 pontos), se classificou como primeira colocada do “Grupo C” das Eliminatórias europeias, mostrando um bom momento com 100% de aproveitamento na competição. Outra seleção com grandes pretensões é a Seleção Portuguesa, além de conter em seu elenco Cristiano Ronaldo atual melhor jogador do mundo, fez excelentes atuações em seu grupo, somando 9 vitórias e apenas uma derrota. A França que conta com a promessa Mbappé e o espetacular Antoine Griezmann, também se classificou como primeira de seu grupo, mostrando a força de seu elenco. A Argentina pouco mostrou em toda Eliminatória, bem abaixo do que se esperava da atual vice campeã Mundial, Mas para os ‘hermanos’ que possuem em seu elenco Lionel Messi, nada é impossível.

O favoritismo é apenas o mérito pelo excelente trabalho apresentado pela seleção de Tite. Para 2018, a seleção verde amarela terá a chance de alçar voos ainda maiores, e mostrar ao mundo novamente a força do país do futebol.

LEIA MAIS:
OITO SELEÇÕES QUE DISPUTARAM A COPA DE 2014 JÁ ESTÃO FORA DO MUNDIAL EM 2018
FIFA DIVULGA NÚMEROS DE PEDIDOS DE INGRESSOS PARA COPA DO MUNDO; BRASIL É UM DOS LÍDERES
COPA DO MUNDO: FIFA DEFINE DATAS E CONFRONTOS DA REPESCAGEM EUROPEIA