Opinião: Londrina comemora o título de campeão da Primeira Liga

A equipe do Londrina foi campeã da segunda edição da Primeira Liga, vencendo o Atlético-MG, em partida realizada na quarta-feira, dia 04 de outubro. Por ter feito uma campanha melhor na primeira fase, o time paranaense jogou em sua cidade, no famoso estádio do Café.

Adriano Coelho
Colaborador do Torcedores

Crédito: Reprodução: Facebook oficial Londrina Esporte Clube

O Londrina havia despachado, nas fases eliminatórias, o Fluminense (onde venceu por 2 x 0), e o Cruzeiro, partida que terminou empatada em 2 x 2 (nos pênaltis, 3 x 1 para os paranaenses), essas partidas também foram disputadas em jogo único, no estádio do time.

O JOGO

Os dois goleiros trabalharam muito bem, Londrina insistia pela esquerda, já pelo lado mineiro, Valdivia criou muitas jogadas e a partida acabou zerada. Na decisão por pênaltis, brilhou a estrela do goleiro César, que pegou as cobranças de Rafael Moura e Clayton, já o time da casa acertou todos os chutes, mancando a final por 4×2.

A equipe paranaense conta em seu elenco com jogadores experientes, como Negueba (ex-Flamengo e São Paulo) e Jumar (ex-Palmeiras e Vasco). Na primeira fase, o tubarão (como é chamado, pelos torcedores), caiu no grupo junto com as equipes, Paraná, Figueirense e Avaí, o Londrina obteve três vitórias (era apenas um jogo), na classificação geral, ficou atrás apenas do Internacional-RS, que teve um gol a mais no saldo, mas a equipe gaúcha foi derrotada pelo galo mineiro dentro de casa por 1 x 0, o que facilitou para que os paraenses jogassem todas as partidas em casa.

Está em dúvida sobre qual curso de faculdade escolher?

A primeira Liga pode ser considerada o segundo título mais importante do clube, já que o Londrina ganhou a Série B em 1980 (na época, chamada de Taça de Prata), quando, também em casa, venceu o CSA por 4×0, depois de um empate em Alagoas.

Mesmo assim, o time deve permanecer na Série B do Brasileirão, pois sua campanha é irregular. Essa vitória teve um sabor especial, pelo seguinte motivo, no ano de 1977 a equipe azul chegou a semifinal do Campeonato Brasileiro, deixando para trás agremiações tradicionais, como: Flamengo, Vasco, Corinthians e Santos, mas ao cruzar o Atlético Mineiro foi eliminada com um empate em casa e uma derrota em Belo Horizonte.A equipe mineira acabou perdendo a final para o São Paulo.

Não desmerecendo o título dos paranaenses, a Copa da Primeira Liga, já causou polêmica, ela que surgiu com a insatisfação dos times de mais tradição do sul do país, juntos com os de Minas Gerais e Rio de Janeiro, em relação às rendas do campeonato regional de seus respectivos estados. Porém, com tanto torneio a ser disputado (Copa do Brasil, Libertadores, Sul Americana e Campeonato Brasileiro), a maioria das equipes usaram reservas, o Londrina fez a sua parte, vencendo a Copa da Primeira Liga e dando alegria a sua fanática torcida.

LEIA MAIS:
LONDRINA X ATLÉTICO-MG: ASSISTA AOS MELHORES MOMENTOS DA PARTIDA
LONDRINA VENCE O ATLÉTICO-MG E É CAMPEÃO DA COPA DA PRIMEIRA LIGA 2017

Quem chega e quem sai dos clubes?