Futebol

Opinião: Quais outros jogadores poderiam fazer parte da Seleção Brasileira

Publicado às

Formado em Desenho Industrial, na Unisanta turma de 84, mas apaixonado por futebol, aquele bem jogado. Saudosista dos grandes jogos e jogadores.

Crédito: Reprodução: Site oficial CBF/ Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O grupo da Seleção Brasileira para disputar a Copa do Mundo de 2018 na Rússia, está praticamente fechado, salvo algumas dúvidas. Tite na última convocação feita no dia 20 de outubro, deixou nas entrelinhas que a Seleção está 90% definida, restando definir atletas para compor o grupo ou se aparecer aquele fora de série que não pode ficar fora.

Quem foi chamado e testado nesses dois amistosos contra Japão e Inglaterra tiveram as últimas chances de convocação, os próximos dois amistosos serão para ajustar o time titular. Aconteceram injustiças de não convocar esse ou aquele outro jogador? Sim. Insistências em convocar alguns jogadores que não corresponderam às expectativas? Sim.

Alguns jogadores contam com a confiança pessoal do treinador, mas não corresponderam nas vezes que foram chamados. Por essa convocação, posso quase que garantir quais os jogadores já estão escalados.

Confira:

  • Goleiros: Alisson, Ederson e Cássio – Esses são os goleiros que iram à Copa sem dúvidas, e contam com a preferência do treinador. Mas não vejo Allison como titular, para mim é um goleiro comum, tornou-se titular em seu clube por ter esse antigo posto na Roma, Szczesny retornou ao Arsenal dono de seus direitos, em nenhum momento Allison ameaçou a titularidade do Polonês, jogando apenas algumas partidas da Liga Europa.

    Ederson apesar da pouca idade, tem experiência para ser o titular da Seleção, no Porto era titular indiscutível e no Manchester City é o goleiro titular de Guardiola, talvez dos três é o que reúne as melhores condições técnicas para tal posto.


    Cássio, coloco no mesmo nível de Allison, com a vantagem de ser titular absoluto no Corinthians.
  • Laterais: Daniel Alves, Danilo, Marcelo e Alex Sandro – Se Tite optar por levar cinco  laterais, Filipe Luís vai à Copa, do contrário ele e Fagner irão assistir a disputa do sofá de casa. Dos titulares, Daniel Alves tem a concorrência mais forte, terá que manter o alto nível sempre, pois Danilo além de mais jovem tem futebol para ser o titular. Marcelo podemos dizer que está mais tranquilo, para mim o melhor lateral esquerdo do mundo na atualidade, tem um excelente reserva.
  • Zagueiros: Miranda e Marquinhos são inquestionáveis, as outras duas ou três vagas para mim ainda estão em aberto; Thiago Silva, Rodrigo Caio, Geromel e David Luiz são os postulantes às vagas. Se Jemerson for bem nesses amistosos, pois Tite é fã declarado de seu futebol, será o dono da terceira vaga. Teoricamente sobrariam ainda duas (se Tite optar por 5 zagueiros), Thiago Silva e Geromel parecem ser os outros preferidos do treinador.
  • Meio campistas: Casemiro, Renato Augusto, Paulinho, Willian e Philippe Coutinho já estão na Copa, mas sobram 3 vagas. Tite vem insistindo em convocar Giuliano e Diego, um encontra-se jogando em um centro menor da Europa (Turquia) e o outro em uma longa má fase. O técninco sempre cita o papel de Giuliano desempenhava no Grêmio, mas que até hoje das convocações feitas apenas em um jogo teve um desempenho razoável, já Diego, o treinador o vê jogando executando o papel de armador. Quando jogava no Santos, Diego executava essa função sem problemas, hoje vejo um Diego jogando apenas entre as linhas de defesa e meio campo do adversário como faz no Flamengo, não acredito que vá ter fôlego para executar essa função em uma partida inteira. Com essas vagas em abertas, podem ter Fernandinho do Manchester City, Dudu do Palmeiras, Rodriguinho do Corinthians e
    Artur do Grêmio com aspirantes a elas.
  • Atacantes: Neymar, Gabriel Jesus e Firmino são certeza estão na competição, as outras três vagas podem ser preenchidas por jogadores com características que possam se encaixar conforme o adversário. Douglas Costa (que sempre está contundido em época de convocação), um jogador que sempre gera dúvidas se estará em condições de jogar; Diego Souza um jogador forte fisicamente podendo fazer o pivô como atacante de frente e Taison, outro que recebeu várias chances e em minha opinião não deveria ter passado da primeira, mas é um daqueles jogadores que o treinador o vê fazendo uma função, que ele executou no Internacional de Porto Alegre.

    A tal Meritocracia tão apregoada por Tite deveria ser mais aplicada, Fred do Atlético-MG viveu uma grande fase no Campeonato Mineiro e primeiro turno do Brasileiro e nunca foi lembrado; Jonas do Porto sempre fazendo muitos gols e sempre sendo apontado como um dos concorrentes a artilheiro da Europa; Bruno Henrique do Santos um raro atacante de beirada que vai a linha de fundo e faz gols, esses mereciam pelo menos um teste, dois mais experientes e um mais jovem com muito vigor.

Agora resta apenas a lista dos 30 a ser definida e dela cortar 7 jogadores, infelizmente Vanderlei o maior símbolo de algumas injustiças, o melhor goleiro do país em atividade e o coloco nesse momento, até acima dos 3 convocados nunca teve o gosto de ser convocado pelo menos em reconhecimento pela grande fase em que se encontra, mas como disse o professor: “Ele continua no nosso radar.”

LEIA MAIS:
O BRASIL É FAVORITO PARA GANHAR O HEXACAMPEONATO NA COPA DA RÚSSIA?
COPA DO MUNDO: FIFA DEFINE DATAS E CONFRONTOS DA REPESCAGEM EUROPEIA
OITO SELEÇÕES QUE DISPUTARAM A COPA DE 2014 JÁ ESTÃO FORA DO MUNDIAL EM 2018