Futebol

Palmeiras lidera o segundo turno do brasileirão

Publicado às

Gustavo Nunes, morador de São Paulo/SP e estudante de Jornalismo. "Busco trazer informações relevantes sobre assuntos não muito explorados dentro do futebol."

Crédito: Foto do Facebook Oficial do Palmeiras.

O time do Palmeiras alcançou no último domingo, 22 de outubro, o topo do brasileirão no segundo turno. O time pode alcançar a liderança geral na partida contra o Corinthians em Itaquera.

O jogo válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro 2017, em Porto Alegre, foi decisivo para o Palmeiras. Se para Renato Gaúcho o campeonato não tem tanta importância, para o lado alviverde tem, e muita. Os reservas do Grêmio levaram 3 gols dos titulares do Verdão e poderia ter sido mais, se o time de Alberto Valentim não tivesse tirado o pé.

Com a vitória, o Palmeiras ocupa a 2ª colocação na tabela geral, com 6 pontos atrás do Corinthians, que joga hoje contra o Botafogo, no Rio de Janeiro. O time de Palestra Itália ocupa atualmente o primeiro lugar do returno, mas pode ser ultrapassado pelos alvinegros cariocas em caso de vitória contra o rival. A torcida palmeirense nunca quis tanto uma vitória do Fogão.

Os números do Palmeiras no segundo turno são de 64% de aproveitamento, com 21 pontos conquistados em 33 possíveis. No primeiro turno, o alviverde teve um desempenho de 56%. Já o Corinthians tem um aproveitamento de apenas 40% no returno, foram 12 pontos conquistados de 30 possíveis, um desempenho de time de Z-4.

Estes números apresentam uma reviravolta no campeonato. Caso o Corinthians não vença seus próximos jogos contra Botafogo e Ponte Preta, ambos fora de casa, o jogo de Itaquera contra o Palmeiras ganhará ares de final de Copa do Mundo, e poderá ser o principal jogo do ano para as duas equipes. O Palmeiras tem um bom retrospecto jogando na casa do rival.

Confira a tabela do segundo turno do brasileirão até o momento:

1º Palmeiras – 21 pontos

2º Cruzeiro – 20 pontos

3º Botafogo – 19 pontos*

4º Vasco – 19 pontos

5º Atlético MG – 18 pontos

6º São Paulo – 18 pontos

7º Santos – 18 pontos

8º Flamengo – 17 pontos

9º Chapecoense – 16 pontos

10º Avaí – 16 pontos

11º Atlético PR – 15 pontos

12º Bahia – 15 pontos

13º Vitória – 14 pontos

14º Atlético GO – 14 pontos

15º Corinthians – 12 pontos*

16º Fluminense – 12 pontos

17º Grêmio – 11 pontos

18º Ponte Preta – 9 pontos

19º Coritiba – 7 pontos

20º Sport – 7 pontos

*Botafogo e Corinthians tem um jogo a menos e se enfrentam hoje (23/10/17).

Nesta classificação vemos as posições horrorosas de Corinthians e Grêmio no returno. Ambos estão entre os primeiros há muito tempo, mas vêm fracassando e dando espaço para outros times ocuparem seus lugares. Também vemos clubes com posições surpreendentes, é o caso do São Paulo, Atlético MG e Vasco, que se recuperaram de forma muito positiva.