Futebol

Gigante pela própria natureza; Pelé é a cara do Brasil

Publicado às

Colaborador do Torcedores

Crédito: Foto: Ivan Storti / Santos FC

Era o dia 23 de Outubro de 1940 e ainda não se imaginava que o Brasil pudesse ser o país do futebol.  10 anos antes da primeira copa realizada em território nacional, veio ao mundo àquele que nos encheria de alegria com talentos e conquistas, a ponto de ser considerado o atleta do século. Edson Arantes do Nascimento saiu de Três Corações para Bauru, em seguida para Santos e da baixada para o mundo, levando o nome do Brasil por meio do esporte ao cenário mundial e se tornando o Rei Pelé.

O jornalista que vos escreve aos 22 anos pensa palavras para descrever o Rei. Com essa idade, ele já era bi campeão mundial de futebol com a seleção brasileira, bi campeão brasileiro, campeão da libertadores e campeão mundial com o Santos, títulos que ainda repetiria na sua carreira. É certo que tirar de comparação com Pelé não é nada muito justo, afinal ele foge de tudo o que pode se explicar.

Não é nada incomum ver em muitas discussões sobre futebol o seguinte tema: “Pelé se destacou por jogar com inferiores, pois o futebol em seu tempo era muito menos qualificado”.

Tenho apenas um recado para aqueles que ainda usam de tal argumento para diminuir as grandezas do Rei: “Não é preciso ver para crer”.

Campos de terra batida e chuteiras surradas não foram obstáculos. Se despedir cedo da família também não foi um obstáculo grande o suficiente para impedir o sucesso de Pelé. Suas conquistas colocaram o Brasil em um patamar de respeito no cenário mundial, pois se hoje somos penta, precisamos de sua ajuda conquistando o tri.

Pelé nos inspira a ser Pelé. Precisamos ser craques na arte de acordar cedo e enfrentar um dia de estudo ou trabalho. Executar da melhor forma as nossas tarefas e ganhar o devido reconhecimento. O Rei vai além do esporte, pois mesmo em sua grandeza não é visto como um intocável.

Ao Rei, com carinho, todo o agradecimento possível pelas conquistas do passado e a certeza de que estará sempre marcado no coração de cada brasileiro.

Salve Pelé! O Rei do Futebol.

 

LEIA MAIS:

Pelé recorda episódio em que foi chamado de “burro” por Zito no Santos

Pelé elogia e dá conselhos para Vinícius Júnior: “nunca achar que é o melhor”

Você conhece os melhores sites de apostas do mercado? O OddsShark te indica. Acesse, escolha o site com as melhores opções e bônus, cadastre-se e boa sorte!