Tênis

Por que Rafael Nadal não vai jogar essa semana o ATP 500 da Basileia?

Publicado às

Esportista de hobby, mas jornalista de profissão. Trabalhou como repórter do O Estado de S. Paulo, Revista TÊNIS. Tênis Virtual e CurtaTÊNIS em coberturas nacionais e internacionais de grandes eventos.

Crédito: Divulgação

A temporada 2017 está terminando e a disputa entre Rafael Nadal e Roger Federer pelo número 1 continua. Os dois não defendem mais pontos daqui para frente e, por momento, a diferença do espanhol para o concorrente é de 2.140 pontos – 10.645 contra 8.505. Só que os fãs do suíço podem ver a lacuna diminuir ainda mais na próxima semana.

Tudo porque Federer disputa o ATP 500 da Basileia, exatamente na sua cidade natal, e se vencer poderá reduzir a desvantagem para 1.640 pontos, faltando dois grandes torneios para o encerramento oficial da temporada. Mas por que Nadal, inicialmente inscrito para o evento, não jogará mais?

Em comunicado, Rafa explicou que a desistência do torneio suíço se deu para tratar o joelho direito, que recebeu uma proteção na última partida, exatamente contra Federer na final do Masters 1.000 de Xangai.

“Estou com uma carga de estresse no joelho, problema que já tive durante o torneio de Xangai e fui aconselhado por meu médico a ter um tempo de repouso. Depois de duas ótimas semanas na China, com o título em Pequim e a final em Xangai é hora de descansar”, disse o número 1 do ranking.

A tendência é que Nadal retorne às competições no Masters 1.000 de Paris, que começa no dia 30 de outubro no palácio de esportes Paris-Bercy. Vale citar que o último evento dos dois rivais será o ATP Finals de Londres, torneio que reunirá os oito melhores do ano.

Na estreia do ATP 500 da Basileia, Federer enfrentará o norte-americano Francis Tiafoe, 79º do ranking e que lhe deu trabalho recentemente na estreia do US Open. Caso confirme o favoritismo, o veterano de 36 anos desafia o vencedor do jogo entre o francês Benoit Paire e o norte-americano Steve Johnson.

LEIA TAMBÉM:
Números: veja em quantos jogos Thiago Monteiro permitiu a virada na temporada
Del Potro é bicampeão em Estocolmo, iguala Guga e ainda briga por vaga no ATP Finals
Ex-número 1 do Brasil, Teliana Pereira aproveita “pausa” e se casa em Curitiba

Tendência é que Thomaz Bellucci encerre o ano nos Challengers da América do Sul; entenda