Vozes da marca

UFC AGITA SÃO PAULO COM TREINO ABERTO

Publicado às

Colaborador do Torcedores

Crédito: O voo do Dragão: Lyoto Machida está de volta ao UFC (foto: Thiago Takey / Torcedores.com)

Na quarta-feira (25/10/2017), o UFC (Ultimate Fighting Championship) promoveu o treino aberto num tatame instalado no térreo do Shopping Vila Olímpia, na capital paulista, para promover a grande luta do fim de semana, que marcará a volta ao octógono de Lyoto Machida.

Totem do UFC na entrada do Shopping Vila Olímpia (foto: Thiago Takey / Torcedores.com)
Tatame foi instalado no térreo do Shopping Vila Olímpia para treino aberto do UFC (foto: Thiago Takey / Torcedores.com)

 

O primeiro lutador a subir no tatame foi Demian Maia. Auxiliado pelo seu treinador de boxe Ivan “Pitu” Oliveira, vestiu a bandagem nas mãos, calçou as luvas e treinou manopla, jabs, diretos e cruzados. E terminou demonstrando um pouco da sua arte no jiu jitsu: entradas de queda, transição para as costas, crucifixo e triângulo.

Quanto às insistentes provocações públicas de seu adversário, o lutador norte-americano Colby Covington, o paulistano Demian Maia declarou: “Primeira coisa, quem tem boca fala o que quer, já diz o ditado. Falar não muda nada. A luta é duríssima, vai ser uma luta dura. Ele falar não vai mudar o resultado. O resultado vai ser quem estiver melhor no dia. Ele faz isso para, com certeza, tentar ganhar algum estímulo, tentar ganhar alguma coisa, tentar me desequilibrar. Mas eu sei que no jogo nós temos que ser racionais, não pode levar pro lado emocional. A luta você não ganha por raiva, ou por emocional, e sim com estratégia. É isso que eu vou fazer. O que ele fala, ele fala para se motivar. Para mim, isso bate como um escudo e volta.” Quanto à luta, prevê: “vai ser uma luta aberta, bem agressiva, porque ele é agressivo, eu sou agressivo também“. E, por fim, agradeceu ao público paulista: “nasci e morei a vida inteira aqui, é um grande prazer ter vocês aqui!!!“, sendo intensamente aplaudido e aclamado pelos fãs.

Demian Maia e o seu treinador Ivan “Pitu” Oliveira (foto: Thiago Takey / Torcedores.com)
Equipe do lutador Demian Maia no UFC Fight Night SP (foto: Thiago Takey / Torcedores.com)
Demian Maia fala sobre a luta de sábado (foto: Thiago Takey / Torcedores.com)

Derek Brunson, adversário de Lyoto Machida, foi o próximo lutador a subir no tatame. Vestiu a bandagem nas mãos, praticou um pouco de manopla com luvas de boxe. E demonstrou um pouco de seu wrestling, treinando quedas e arremessos com o seu sparring.

Quanto às suas expectativas para a luta, Derek Brunson disse: “sou wrestler por natureza, mas tenho uma boa pegada, vocês podem esperar uma boa luta“. Após ter enfrentado Anderson Silva, e agora Lyoto Machida, dois grandes ícones do MMA brasileiro e mundial, declarou: “cresci admirando esses lutadores, mas na noite da luta eu tenho que fazer o meu trabalho e dar mais um passo na minha carreira“. Sobre a volta de Lyoto Machida ao grande octógono, finalizou: “espero o Lyoto de sempre, é um grande lutador deste esporte, aguardo uma grande luta“. Diante da atitude sempre respeitosa, o público presente ao treino livre aplaudiu o lutador norte-americano.

Derek Brunson no treino aberto do UFC SP (foto: Thiago Takey / Torcedores.com)
Equipe do wrestler Derek Brunson (foto: Thiago Takey / Torcedores.com)
Entrevista de Derek Brunson, adversário de Lyoto Machida (foto: Thiago Takey / Torcedores.com)

O lutador norte-americano Colby Covington, que provocou publicamente o seu adversário Demian Maia desde que o embate foi agendado, subiu ao tatame aos gritos de “uh! vai morrer!” da torcida brasileira. Dando continuidade à sua atitude provocativa, fez sinais de que não entendia nada do que o público paulista estava falando e que, portanto, eles podiam gritar o quanto quisessem porque ele nem ligaria.

Para treinar pontaria, passou a desferir socos em uma bola amarela, que estava presa a seu boné por um elástico. Sempre observado por Mike Brown, um dos principais treinadores da American Top Tem, simulou joelhadas, chutes, socos giratórios e mostrou algumas quedas de jiu jitsu.

Perguntado sobre lutar no Brasil, na casa de seu adversário Demian Maia, Colby Covington foi enfático: “não há nenhuma pressão, sou um durão, já fui a vários lugares derrotar os caras nas cidades deles. A recepção é incrível. Se isso não fizer o meu sangue ferver, não sei o que irá fazer. Vou parar o Demian no primeiro round. Vou acabar com o heroi de vocês“, recebendo logo em seguida mais vaias do público presente.

Colby Covington provoca e recebe vaias da torcida brasileira (foto: Thiago Takey / Torcedores.com)
Bola amarela presa por um pequeno elástico no boné serve para treinar pontaria (foto: Thiago Takey / Torcedores.com)
Colby Covington é o adversário de Demian Maia no UFC Fight Night (foto: Thiago Takey / Torcedores.com)

O treino aberto do UFC Fight Night São Paulo terminou em grande estilo com Lyoto Machida no tatame. De volta ao octógono após um ano e meio de suspensão por doping, atiçou a curiosidade do fãs quando o seu treinador, o wrestler Eric Albarracin, vestiu-lhe óculos escuros que, depois, o Dragão explicou: “atrasam o movimento, ele pisca, eu controlo o velocidade, quanto mais lento ele pisca, você quase fica cego, então tem que agir rápido“.

Os óculos especiais são fabricados pela Nike, chamam-se “Vapor Strobe Glasses” e já são conhecidos dos amantes do MMA há anos. Para o UFC Rio de 2011, o lutador Mauricio Shogun já os utilizava em seus treinos. Esses óculos ficam repetidamente piscando e bloqueando a visão dos olhos alternadamente. O aparelho busca desenvolver os reflexos do lutador na hora em que ele precisar ter raciocínio rápido com menos informação e tempo.

Visivelmente alegre e feliz, Lyoto Machida declarou: “sábado é tudo nosso, galera! Pessoal, vamos torcer, vamos ter vários brasileiros lá, eu vou fazer a luta principal, mas vamos ter muitos colegas brasileiros lutando antes, então a gente precisa desse grito, precisa dessa força, é isso que a gente quer! Tenho vários amigos na plateia, muito obrigado por terem vindo, para mim é uma honra enorme estar de volta e espero que todos vocês possam dar a sua energia no dia da luta!”

Segredos do MMA: Lyoto Machida treina com “Vapor Strobe Glasses”, fabricados pela Nike (foto: Thiago Takey / Torcedores.com)
O voo do Dragão: Lyoto Machida está de volta ao UFC (foto: Thiago Takey / Torcedores.com)
Lyoto Machida autografou uma camisa oficial do UFC especialmente para o nosso site (foto: Thiago Takey / Torcedores.com)

 

TORCEDORES.COM, o maior site de jornalismo colaborativo da América Latina, realiza a cobertura do UFC Fight Night em tempo real direto de São Paulo no próximo sábado.

A GMS é uma empresa jovem, atual e global, líder em desenvolvimento de plataformas de relacionamento e oportunidades de negócios na indústria esportiva na América Latina, organizando desde congressos até viagens de Networking.