Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Pré-Jogo: Uruguai enfrenta a Bolívia de olho na Rússia

Uruguai e Bolívia se enfrentam hoje às 20h30, no Estádio Centenário de Montevideo. O jogo é válido pela última rodada das Eliminatórias Sul Americanas e deverá selar a classificação uruguaia à Copa do Mundo Rússia 2018. Já a Bolívia está eliminada, e tentará fechar a competição com uma atuação correta que recupere um pouco da autoestima perdida após a péssima campanha realizada.

Nicolás Alejandro Bianchi Sica
Colaborador do Torcedores

URUGUAI OLHA PARA A RÚSSIA E JÁ PENSA NO CATAR

O técnico Oscar Tabárez montou uma equipe jovem para fechar as eliminatórias. Seis dos onze titulares tem menos de 26 anos, e certamente farão parte do elenco que disputará as próximas eliminatórias. José Giménez, Gastón Silva, Rodrigo Bentancur, Federico Valverde, Matias Vecino e Giorgian De Arrascaeta chegarão à Copa do Mundo 2022 com menos de trinta anos, e isso gera uma grande expectativa no Uruguai.

Questionado pela sua insistência em jogadores de mais idade, Tabárez surpreendeu e promoveu uma renovação rápida na equipe, que tinha caído de rendimento na reta final destas Eliminatórias. Além dos titulares de hoje, Martín Campaña, Mauricio Lemos, Gastón Pereiro e Maximiliano Gomez fazem parte dos convocados para o jogo de hoje.

Artilheiro das Eliminatórias com nove gols, o atacante do PSG Edinson Cavani comemora o fato do Uruguai não precisar da respecagem. Na entrevista coletiva de ontem, o centroavante afirmou:

“Não precisamos beliscar-nos para perceber que estamos numa situação privilegiada. Conseguimos isso pela evolução da seleção e dos seus jogadores. Temos que comemorar pois isso foi uma conquista do grupo”

De Arrascaeta, destaque do Cruzeiro, é uma das novidades

BOLÍVIA ACREDITA NUM FINAL DIGNO

Em penúltimo lugar com 14 pontos, a Bolívia já não tem mais chances de classificação há quatro rodadas. Com apenas quatro vitórias, todas conquistadas em casa, a campanha boliviana decepcionou jogadores e torcedores. Destaque da equipe, o meia Jhosmani Campos acredita que o jogo de hoje seja uma possibilidade de acabar a disputa de maneira digna:

“Estamos treinando para acabar bem esta Eliminatória. Pensamos em roubar pontos e concluir dignamente esta disputa”.

A Bolívia contará com o retorno dos meias Jhosmani Campos e Alejandro Chumacero, destaque da equipe, que desfalcaram a seleção boliviana contra o Brasil por suspensão. O técnico Mauricio Soria, que deverá cumprir suspensão hoje após atitudes anti desportivas no jogo contra o Chile, destaca o retorno de ambos e acredita que isso dará a equipe maior poder ofensivo:

“Contamos com o retorno de dois jogadores importantes e esperamos que possam dar à equipe uma dinâmica espetacular”.

RETROSPECTO É AMPLAMENTE FAVORÁVEL AO URUGUAI

Em nove jogos de Eliminatórias para a Copa do Mundo disputados em Montevideo, a Bolívia conseguiu apenas um empate, em 1977. Os restantes oito jogos acabaram com vitória da seleção uruguaia, que marcou 24 gols e sofreu apenas seis. Levando em consideração apenas disputas no século XXI, a vantagem Celeste é ainda mais ampla, com três vitórias, 14 gols marcados e 2 sofridos em três jogos disputados.

Na última vez que se enfrentaram em Montevideo, a vitória foi para o Uruguai por 4 a 2, com gols de Luís Suárez, Edinson Cavani e dois gols do zagueiro Diego Lugano.

Veja os gols do jogo disputado em 2013

Para aumentar a empolgação uruguaia, nestas Eliminatórias foi quebrado um longo tabu: a Celeste nunca tinha ganhado da Bolívia jogando em La Paz, mas na primeira rodada desta disputa o Uruguai (sem Suárez e Cavani, suspensos) venceu a Bolívia fora de casa por dois a zero, com gols de Diego Godín e Martín Cáceres.

FICHA TÉCNICA: URUGUAI X BOLÍVIA

Estádio: Centenario (Montevideo) – Horário: 20:30.

Árbiros: Ricardo Marques, Rodrigo Figueiredo e Guilherme Dias Camilo (Brasil).

URUGUAY: Fernando Muslera; Martín Cáceres, José María Giménez, Diego Godín, Gastón Silva; Giorgian De Arrascaeta, Matías Vecino, Federico Valverde, Rodrigo Bentancur;Luis Suárez, Edinson Cavani. Técnico: Oscar Tabárez.

BOLIVIA: Carlos Lampe; Diego Bejarano, Gabriel Valverde, Ronald Raldes, Jordy Candia; José Sagredo, Christian Machado, Jhasmanny Campos, Raúl Castro, Alejandro Chumacero; Marcelo Martins. Técnico: Mauricio Soria.

Quarta-feira. Dia de ver futebol no Quintal do Espeto com Original 600ml por R$ 6,90. Junte sua galera!