Futebol

Valdir Espinosa: “O Grêmio é o primeiro clube gaúcho campeão do mundo”

Publicado às

Jornalista formado pela PUCRS em agosto de 2014. Dupla Gre-Nal.

Espinosa

Foto: Grêmio

Crédito: Foto: Assessoria/CBF

A Fifa decidiu acabar nesta sexta-feira com uma das maiores polêmicas do futebol brasileiro. De forma oficial, a entidade reconheceu os títulos mundiais daquelas equipes que, entre 1960 e 2004, venceram a Copa Intercontinental, que era um jogo único entre o campeão sul-americano contra o campeão europeu. Com isso, o Grêmio passa a ser oficialmente campeão mundial de 1983.

Na oportunidade, o Grêmio venceu o Hamburgo, da Alemanha, pelo placar de 2×1 com dois gols de Renato Gaúcho, atual técnico do clube. Quem dirigia aquele time era Valdir Espinosa, que comemorou a decisão da Fifa em entrevista publicada nesta sexta-feira pelo Gaúcha ZH.

“É uma decisão coerente, justa com todos os que conquistaram. Não só o Grêmio, mas também o Santos, o São Paulo, o Flamengo. Todos foram campeões, mesmo em que em outro formato que era reconhecido por todos na época, conquistado dentro de campo. Hoje fica reconhecido este título”, destacou.

Espinosa também fez questão de sublinhar que, agora, o Grêmio se torna o primeiro clube gaúcho campeão do mundo. Ele faz referência ao título do Inter, em 2006, já no novo formato do Mundial de Clubes, em que o colorado bateu o Barcelona de Ronaldinho Gaúcho.

“O reconhecimento tem uma grande importância. O Grêmio, agora oficialmente, é o primeiro clube gaúcho campeão do mundo. E, oficialmente, está brigando para conquistar o bi mundial”, acrescentou.

Até agosto desse ano, Espinosa era coordenador-técnico do Grêmio, mas acabou demitido após divergências com a direção. O Grêmio, por meio de sua vice-presidência de futebol, demonstrou ao Torcedores.com, ainda na semana passada, não estar muito interessado nessa nova resolução da Fifa. Segundo o vice de futebol Odorico Roman, o clube é campeão mundial “independente da opinião de quem esteja ocupando algum cargo na Fifa”.

LEIA MAIS NOTÍCIAS:

“O Grêmio dá aula de futebol”: Narrador se empolga em vitória gremista na Libertadores

Bolaños publica foto provocando rival e comemorando vitória do Grêmio

Gremista assumido, Tcheco vibra e se empolga em vídeo: “Não adianta secar”

Grohe faz defesa inacreditável e explica o movimento: “Era o que dava para fazer”