Futebol

Veja quanto o Santos recebeu do PSG por negociação de Neymar

Publicado às

Colaborador do Torcedores

Crédito: Reprodução - PSG

O Santos teve muito o que comemorar com a negociação de Neymar com o PSG. Segundo o GloboEsporte.com e o UOL, o Peixe já recebeu a quantia referente ao mecanismo de solidariedade da FIFA pela formação do jogador na Vila Belmiro.

Em ambas as publicações, a porcentagem recebida pelo Alvinegro Praiano é confirmada em 4% do valor total de 222 milhões de euros. Ou seja, aproximadamente R$ 34 milhões é o valor que foi recebido pela diretoria do Peixe.

Neymar defendeu o Santos dos 12 até os 21 anos, período em que o mecanismo da FIFA computa as porcentagens a serem recebidas pelos clubes que formaram o jogador na base.

Para comprovar, a diretoria do Peixe precisou se mexer, pois na legislação do Brasil só se permite que o clube registre o jogador com 14 anos. Súmulas de jogos pelo clube além de comprovantes de ajudas de custo à família também foram necessários.

Os 4% se deve ao cálculo estipulado pelo mecanismo, pois dos 12 aos 15 anos, o clube formador tem direito a 0,25% do valor total em cada ano. Dos 16 aos 21, 0,5% em cada ano, totalizando assim, 4%.

Ainda segundo as publicações, com o valor recebido, a diretoria do Peixe comemora o fato de poder fechar o ano financeiro do clube de forma positiva.