Futebol

Volvo Ocean Race começa com apenas um brasileiro

Publicado às

Colaborador do Torcedores

Crédito: Alicante stopover. Leg 01 start. Photo by Ainhoa Sanchez/Volvo Ocean Race. 22 October, 2017.

A  Volvo Ocean Race 2017-18 começou no domingo (22), em Alicante, na Espanha. A primeira etapa tem ao todo 1450 milhas náuticas com destino à capital portuguesa Lisboa. Mas antes da flotilha se espalhar pelo Mediterrâneo, o público viu um show de manobras e ultrapassagens arriscadas nos primeiros minutos da prova.

A organização montou um percurso entre bóias para testar as equipes. Com ventos variando de 15 a 20 nós, considerados fortes para regata, as tripulações aceleraram.

”Esta vai ser uma regata muito equilibrada, por isso todos os metros são importantes”, afirmou Charles Caudrelier, skipper do Dongfeng. ”Sabemos que vai ser uma batalha até ao final”.

Os chineses foram os primeiros a sair das águas de Alicante. Mas antes de ganhar pequena folga na liderança, o Dongfeng Race Team teve uma batalha pela ponta com Team Brunel e MAPFRE.

Os três quase se chocaram em uma aproximação à uma bóia e os espanhóis da MAPFRE foram punidos por não terem a prioridade.

Saiba como está a regata em tempo real

O grande destaque ocorreu quando o Sun Hung Kai/Scallywag, Vestas 11th Hour Racing e Turn the Tide on Plastic passaram através da enorme flotilha de barcos de espectadores, algumas vezes apenas a um metro de distância, deixando as pessoas espantadas.

Antes da largada, porém, o team AkzoNobel anunciou a substituição de Brad Jackson por Simeon Tienpont.

O holandês ganhou um processo em tribunal, o que lhe permitiu retornar ao comando. O brasileiro Joca Signorini deixou a equipe para a etapa, assim como outros três velejadores, incluindo Jackson.

O Brasil é representado apenas por Martine Grael, que faz sua estreia na regata de Volta ao Mundo.

Situação do AkzoNobel antes da largada

O holandês Simeon Tienpont retornou ao posto de comandante do team AkzoNobel para a primeira etapa da Volvo Ocean Race entre Alicante e Lisboa. A formação atendeu aos requerimentos de segurança, idade e gênero exigidos no Aviso de Regata.

Team Akzonobel para primeira etapa
Simeon Tienpont – comandante
Ross Monson – navegador
Brad Farrand
Antonio Fontes
Martine Grael
Luke Molloy
Emily Nagel
Nicolai Sehested

A equipe continuou se preparando mesmo após o afastamento de Simeon Tienpont. O velejador foi substituído pelo comandante Brad Jackson no fim de semana passado. Na sexta-feira (20), Tienpont ganhou na justiça o direito de retornar ao time, mas apenas horas antes da largada deste domingo enviou a lista atualizada da tripulação.

Em um comunicado divulgado pela equipe, Tienpont comentou: “Foi obviamente um período muito difícil para todos os envolvidos desde que chegamos aqui em Alicante há 10 dias. Cheguei agora a um acordo com a AkzoNobel e todas as partes agora vão deixar a situação no passado e focar na campanha da Volvo Ocean Race 2017-18.

“Gostaria de agradecer Brad Jackson por ter liderado esse desafio de manter a equipe AkzoNobel se preparando para a regara. Agradeço também ao Joca Signorini e ao Jules Salter por suas contribuições na campanha, além do Roma Kirby. Agradecemos ao dono da equipe Sun Hung Kai Scallywag, Seng Huang Lee, e ao comandante David Witt por nos ter emprestado Antonio Fontes para a primeira etapa. Pessoalmente, estou aliviado por estar de volta com a minha equipe e ansioso por começar a campanha Volvo Ocean Race”.