Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Conheça Wilton: o treinador de Futsal do time Sub-20 do Corinthians

Wilton Carlos de Santana, nascido em Londrina/PR e mora atualmente em São Paulo, onde é treinador de futsal da categoria Sub-20 do Corinthians.

Ana Bracarense
Eu transformo a vida das pessoas para que saibam reconhecer o que é importante no trabalho e porque devem crescer junto com a empresa. A felicidade do funcionário faz parte do processo, mas uma peça essencial no meu método é saber reconhecer o que realmente importa. O quanto você/seu funcionário se importa com a empresa?Entre no site da Click Consultoria: www.clickconsultoriapcd.com e encaminhe um e-mail com assunto: EU QUERO

Crédito: Crédito: Arquivo Pessoal de Wilton

“Tenho 48 anos e pratico esportes desde muito cedo. Na minha infância, era comum as crianças brincarem de bola na rua e essa era a minha brincadeira predileta. De modo formal, iniciei-me no futsal aos 11 anos de idade, na década de 1980. Por conta dos resultados no futsal, acabei migrando para o futebol, esporte que me levou à Seleção Brasileira Sub-16 e ao C.R.Flamengo (juniores).”, conta ao Torcedores.com

Sua vida profissional se dá entre o quadro e a quadra, ou seja, há muitos anos divide seu trabalho entre a sala de aula, lecionando, e a quadra, dando treinos, ou seja, suas atividades profissionais no esporte sempre estiveram ligadas ao futsal: como jogador, professor e treinador.

Wilton é professor do Departamento de Ciências do Esporte da Universidade Estadual de Londrina desde 2007 e, antes disso, foi professor da UNOPAR por 10 anos. E atualmente, está licenciado da UEL para atuar com o futsal em São Paulo, no Corinthians Futsal (Sub-20).

Quando o Ferretti (atual técnico da Magnus) o chamou para a Escola Nacional de Treinadores de Futsal, além da experiência como professor universitário, acumulou a experiência na coordenação pedagógica do curso de especialização em futsal “lato sensu” da Unopar, que funcionou por uma década e foi referência no Brasil.

Desse modo, era natural que ele se envolvesse mais com as questões pedagógicas da ENTF (Escola Nacional de Treinadores de Futsal (ENTF). Mas é importante dizer que não atua sozinho. São em quatro profissionais. É com Ferretti, Chokito e Perdigão que se discute tudo sobre a ENTF.

“Faço parte de uma comissão de profissionais que compõem o Departamento de Desenvolvimento Técnico do Futsal Brasileiro, criado em 2014, pela CBFS. Essa comissão é a responsável pela criação e desenvolvimento da Escola Nacional de Treinadores de Futsal e, agora, do Estágio CBFS.”, conta Wilton