Futebol

Análise 33ª Rodada do Brasileirão

Publicado às

Editor Chefe do site Mundo Fantasy, estudou Relações Internacionais na PUC-SP e Economia na USP. É fanático por todos os Fantasys Sports, em especial os da NBA.

Crédito: Reprodução: Biblioteca

Faltam apenas 6 rodadas pra terminar a maior competição do futebol nacional e as disputas pelo título, vagas pra Libertadores e contra o rebaixamento estão pegando fogo

Só fica ligadão em escalar seu time quando tem rodada do Brasileirão? Nada disso! Tem outras competições pra você escalar seu time e ganhar uma grana

Salve, amigos do Torcedores!

A melhor análise de todos os jogos do Campeonato Brasileiro você só encontra aqui, no Torcedores.com Chegamos a trigésima terceira rodada com muita informação e dicas pra você MITAR no CartolaFC e outros sites de Fantasy de Futebol. Veja abaixo uma lista de outros sites pra você jogar Fantasy do Brasileirão:

Na última rodada minha análise indicou que teríamos uma rodada com uma boa média de gols, algo como 2,5 gols de média ou mais por jogo e ele foi maior, tivemos 2,8 gols por partida e apenas 4 defesas não sofreram gols na rodada.

Para essa rodada minha análise indica que teremos mais uma rodada com bons jogos e a média de gols pode ser uma das melhores desse ano. Até agora a melhor média foi na primeira rodada com 3,3 gols por partida. Será que essa rodada irá superar esse número? Há boas chances de pelo menos ser bem próxima disso.

Vou então começar minha análise dessa rodada apresentando a tabela com as probabilidades de todos os eventos para essa rodada do Brasileirão e os comentários sobre esses números logo abaixo dela:

Tabela com as probabilidades dos eventos para a 33a Rodada do Brasileirão

 

O grande favorito dessa rodada é o time do Atlético-MG, que enfrenta o Atlético-GO em casa, e tem 67,51% de chances de vencer o adversário. Esse percentual é um dos mais altos da temporada até aqui. O Santos também aparece com excelentes chances de vencer seu confronto contra o Vasco. O time da baixada tem 60,75% de chances de vencer os cariocas.

Flamengo, São Paulo e Fluminense também aparecem com boas chances de vencer seus adversários e todos tem mais de 50% de chances de vitória.

Jogando fora de casa o grande destaque é a equipe do Palmeiras, que enfrenta o Vitória e tem 39,42% de chances de vencer.

Vamos então à minha análise jogo a jogo para a 33a rodada do Brasileirão. Lembrando que vou atualizando a lista com os jogadores prováveis até o fechamento do mercado do CartolaFC e dos outros sites de Fantasy.

Essa é apenas uma de uma série de matérias que fazemos em todas as rodadas do CartolaFC. Acesse sempre nosso site antes das rodadas e se torne um mito!

 

PONTE PRETA (18º) X GRÊMIO (3º)

Quarta, Moisés Lucarelli, 19:30

Arbitragem: Sandro Meira Ricci

PONTE PRETA – Escalação Provável: Aranha; Emerson, Yago, Rodrigo e Jefferson; Elton, Fernando Bob, Jadson e Barcelos; Sheik e Lucca. Técnico: Eduardo Baptista

Últimas Partidas: EDDVD

GRÊMIO – Escalação Provável: Grohe; Leo Moura, Thyere, Bressan e Marcelo; Jailson, Ramiro e Michel; Everton, Fernandinho e Jael. Técnico: Renato Gaúcho

Últimas Partidas: VEDEV

O Grêmio ainda tem chances de conseguir ser campeão? Tudo é possível até não ter mais chances matemáticas, mas o fato de Renato Gaúcho vir com os reservas para esse jogo contra a Ponte me parece que o time não está muito interessado em continuar na briga e que a Libertadores é o foco. Mas esse time reserva, que no meio da competição decepcionou em alguns jogos considerados fáceis, tem capacidade pra conseguir um bom resultado contra a Macaca, que permanece na zona de rebaixamento e precisa desesperadamente da vitória. Jogando em casa a Ponte tem seu melhor aproveitamento, mas perdeu alguns jogos chave contra Bahia e Atlético-GO e nesse segundo turno o time tem a segunda pior campanha entre todos os times. Deve ser um bom jogo e com boas oportunidades de gol para ambas as equipes, assim como foi no primeiro quando o Grêmio venceu por 3×1 com o time titular. Vou dar um crédito para os reservas do Grêmio nesse confronto.

Palpite: GRÊMIO

PONTE PRETA – Destaque: LUCCA (Atacante) o artilheiro do time na competição com 11 gols deve ser o atacante mais acionado nessa partida e se conseguir boa chance pode marcar.

GRÊMIO – Destaque: EVERTON (Atacante) fez dois gols no último jogo e vem sendo o 12º jogador desse time do Grêmio. Além disso, também já deu 4 assistências e tem como ponto forte a velocidade.

 

AVAÍ (19º) X BAHIA (10º)

Quarta, Ressacada, 19:30

Arbitragem: Péricles Cortez

AVAÍ – Escalação Provável: Douglas Friedrich; Maicon, Alemão, Betão e João Paulo; Judson, Marquinhos, Luanzinho e Pedro Castro; Rômulo e Dutra. Técnico: Claudinei Oliveira

Últimas Partidas: DEVED

BAHIA – Escalação Provável: Jean; Eduardo, Thiago Martins, Tiago e Juninho Capixaba; Renê, Juninho, Allione e Zé Rafael; Mendoza e Edigar Junio. Técnico: Carpegiani

Últimas Partidas: VDVEV

O Avaí começou muito bem o segundo turno e nas primeiras rodada chegou a ter a melhor campanha, mas caiu muito de produção e a queda pra série B está cada dia mais próxima. O Bahia começou bem mal o segundo turno, mas se recuperou e tem uma das melhores campanhas atualmente. Como futebol é momento acredito que o Bahia vai pra Florianópolis com gana de vencer esse jogo, se afastar mais ainda do Z4 e quem sabe sonhar com uma vaga na Libertadores. O que conta a favor do Avaí é que o Bahia tem péssimo aproveitamento jogando fora de casa e sofre muitos gols. Vai ser um jogo duro e com poucas chances de gol assim como no primeiro turno quando o jogo terminou empatado em 1×1.

Palpite: EMPATE

AVAÍ – Destaque: JUNIOR DUTRA (Atacante) está sem marcar gol há algumas rodadas, mas nunca podemos desprezar o artilheiro do time no ano. Deve ser o batedor de pênaltis caso haja oportunidade.

BAHIA – Destaque: EDIGAR JUNIOR (Atacante) vem fazendo gols desde que voltou a ser titular e deve dar trabalho a defesa do Avaí nos contra-ataques junto com Mendoza.

 

SPORT (16º) X BOTAFOGO (6º)

Quarta, Ilha do Retiro, 21:00

Arbitragem: Wilton Pereira Sampaio

SPORT – Escalação Provável: Magrão; Samuel Xavier, Henriquez, Durval (Ronaldo Alves) e Sander; Rithely, Wesley, Mena e Thomás; Rogério e André. Técnico: Daniel Paulista

Últimas Partidas: EEDDE

BOTAFOGO – Escalação Provável: Gatito; Arnaldo, Igor Rabello, Carli e Victor Luis; Lindoso, Bruno Silva, Fernandes (Marcos Vinicius) e João Paulo; Pimpão e Brenner. Técnico: Jair Ventura

Últimas Partidas: DEVED

No primeiro turno os times fizeram um jogo muito movimentado e que terminou em 2×1 pro Botafogo. Acredito que esse jogo deva ser mais do mesmo e mais uma partida com bom número de gols pode acontecer dadas as circunstâncias em que as equipes se encontram. O Fogão já começar ver sua permanência no G6 ameaçada com a sequência negativa e precisa vencer para pontuar e se manter no grupo que vai à Libertadores. Já o Sport é o pior time desse segundo turno e se não fosse a boa campanha do primeiro poderia estar em situação pior. Está fora do Z4, mas um resultado negativo nesse jogo e uma combinação de resultados pode por o time devolta no Z4. Dado esses fatores acredito que teremos um bom jogo e com boas chances de gols e acredito que o Sport voltará a vencer depois de longa sequência.

Palpite: SPORT

SPORT – Destaque: ANDRÉ (Atacante) é o artilheiro do time na competição e na ausência de Diego Souza, que cumpre suspensão, ele deve ser o principal alvo no ataque do time.

BOTAFOGO – Destaque: BRENNER (Atacante) vem substituindo Roger a altura e fazendo gols importantes pela equipe carioca. Tem 5 gols e 1 assistência.

 

ATLÉTICO-PR (11º) X CORINTHIANS (1º)

Quarta, Arena da Baixada, 21:00

Arbitragem: Wagner Magalhães

ATLÉTICO-PR – Escalação Provável: Weverton; Jonathan, Wanderson (Thiago Heleno), Paulo André e Fabrício (Nicolas); Pavez, Lucho, Nikão; Lucas Fernandes, Douglas Coutinho e Ribamar. Técnico: Fabiano Soares

Últimas Partidas: DVVED

CORINTHIANS – Escalação Provável: Walter; Fagner, Balbuena, Pablo e Arana; Maycon, Camacho e Rodriguinho; Romero, Clayson e Jô. Técnico: Fábio Carille

Últimas Partidas: DEDDV

Será o Furacão capaz de impor uma derrota ao Timão nessa rodada pra esquentar de vez a disputa pelo título? É isso que querem Santos, Grêmio e Palmeiras, mas a tarefa não será das mais fáceis, isso porque apesar de nas últimas partidas o time do Corinthians ter jogado muito mal essa nova formação parece ser a ideal e o time está mais confiante pra vencer e continuar na ponta. Além disso, o Timão tem a melhor campanha e melhor defesa da competição jogando como visitante e o time do Furacão não é lá das melhores equipes jogando como mandate e perdeu vários jogos cometendo erros bobos e cedendo contra-ataques ao visitante, tudo o que o Corinthians precisa. De todo modo será um jogo bem fraco tecnicamente e com poucas chances de gol, bem diferente do primeiro turno quando os times empataram por 2×2 e é em um empate que estou apostando nesse jogo, não resolve, mas ajuda os times a diminuírem a diferença pro Timão.

Palpite: EMPATE

ATLÉTICO-PR – Destaque: NIKÃO (Meia) jogando sem o Guilherme e Gedoz ao seu lado deve ter mais liberdade para chegar ao ataque. Também deve ser o cobrador de pênaltis e faltas.

CORINTHIANS – Destaque: JÔ (Atacante) voltou à artilharia da competição ao lado de Henrique Dourado com o gol que fez no clássico e se o time do Furacão cometer erros ele vai marcar.

 

SANTOS (2º) X VASCO (8º)

Quarta, Vila Belmiro, 21:45

Arbitragem: Rafael Traci

SANTOS – Escalação Provável: Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Veríssimo e Caju; Alison, Renato e Lucas Lima; Bruno Henrique, Arthur Gomes e Ricardo Oliveira. Técnico: Levir Culpi

Últimas Partidas: EEVDV

VASCO – Escalação Provável: Félix; Gilberto, Paulão, Breno e Henrique; Wellington, Jean, Vital, Pikachu e Nenê; Andrés Rios. Técnico: Zé Ricardo

Últimas Partidas: VVEEE

O Santos vem com tudo pra esse jogo em busca de mais uma vitória e torcendo pro Corinthians perder ou pelo menos empatar pro time continuar tendo chance de ganhar o título. O Santos deve vencer esse jogo contra o desfalcado Vasco, mas será de quanto? O time não deve levar gol, o que é bom pra defesa, mas o Vasco tem uma das melhores defesas desse segundo turno e tem potencial de segurar o ataque do Peixe. Um gol é suficiente pro time vencer, mas pra gente que joga Cartola queremos saber se vão ser muitos gols ou não, como acredito que o Vasco virá bem fechado pra esse jogo acredito que o Santos terá dificuldades para entrar na defesa adversária e a goleada não deve vir, mas uma vitória magra deve ocorrer. Exemplo de que essa partida será muito dura é que no primeiro turno os times empataram por 0x0.

Palpite: SANTOS

SANTOS – Destaque: BRUNO HENRIQUE (Atacante) deu mais duas assistências no último jogo e agora soma 6 gols e 11 assistências na competição, sendo assim o jogador que mais participa de lances de gol na competição.

VASCO – Destaque: NENÊ (Meia) é o craque do time e o único jogador no time capaz de produzir algo a mais no ataque. Tem 4 gols e 4 assistências na competição.

 

VITÓRIA (17º) X PALMEIRAS (4º)

Quarta, Barradão, 21:45

Arbitragem: Dewson Freitas da Silva

VITÓRIA – Escalação Provável: Fernando; Caique Sá, Wallace, Kanu, Ramon e Gefferson (Patric); Yago e Uillian Correia; David, Tréllez e André Lima. Técnico: Vagner Mancini

Últimas Partidas: EDDEE

PALMEIRAS – Escalação Provável: Prass; Mayke, Juninho, Edu Dracena e Egídio; Bruno Henrique, Tchê Tchê e Moisés; Dudu, Keno e Borja. Técnico: Alberto Valentim

Últimas Partidas: VVVED

O pior time mandante da competição e também o que mais sofre gols recebe nessa rodada o Palmeiras, que poderia estar mais embalado caso tivesse vencido o clássico, mas com a derrota e os resultados da rodada o time caiu pra quarto lugar e tem poucas chances de conseguir ser campeão e salvar o ano. Jogando como visitante o time alvi verde faz boa campanha e tem excelentes chances de vencer esse jogo e ainda sonhar com o título e ao meu ver pode até aplicar um placar elástico no time baiano, que deve vir mais defensivo nesse jogo, mas se tomar um gol ai vai abrir a porteira. No primeiro turno o Palestra venceu por 4×2 e pode fazer um placar parecido nesse jogo novamente.

Palpite: PALMEIRAS

VITÓRIA – Destaque: ANDRÉ LIMA (Atacante) deve ser o titular na vaga de Neilton e fez gol na rodada passada dando o empate ao time baiano. É bom de cabeça, principal defeito do Palmeiras.

PALMEIRAS – Destaque: DUDU (Atacante) no jogo o primeiro turno foi o cara da partida e da rodada do Cartola fazendo dois gols e liderando o time á vitória.

 

FLAMENGO (7º) X CRUZEIRO (5º)

Quarta, Luso Brasileiro, 21:45

Arbitragem: Leandro Bizzio marinho

FLAMENGO – Escalação Provável: Diego Alves; Pará, Rodolpho, Vaz e Renê; Cuellar, Arão, Everton Ribeiro, Paquetá e Everton; Vizeu. Técnico: Reinaldo Rueda

Últimas Partidas: VVDED

CRUZEIRO – Escalação Provável: Fábio; Ezequiel, Manoel, Murilo e Barbosa; Henrique, Romero, Robinho, Alisson e Thiago Neves; Jonata. Técnico: Mano Menezes

Últimas Partidas: VDDEV

Os dois times decidiram a Copa do Brasil e foram dois jogos difíceis de assistir. Dois empates, poucos gols, poucas chances de gol e uma decisão nos pênaltis. O jogo entre eles no primeiro turno também foi um jogo sem emoção e com empate por 1×1. Então tudo leva a crer que esse jogo também será desse jeito? Sim, teremos mais do mesmo. O Cruzeiro só joga esse restante da competição por premiação e Mano não deve arriscar tudo em um jogo desses onde perder de goleada pode trazer instabilidade ao time para o próximo ano. Já o Flamengo, cheio de desfalques, principalmente no setor ofensivo, deve vir com tudo em busca da vitória para se firmar no G6, mas deve ser barrado pela boa postura defensiva do time de Mano, que apesar de parecer mais ofensivo na escalação, sempre joga mais na retaguarda.

Palpite: EMPATE

FLAMENGO – Destaque: EVERTON RIBEIRO (Meia) marcou o gol na derrota do time do sul e sem Diego e Guerrero em campo ele deve ser o principal jogador do time no setor ofensivo.

CRUZEIRO – Destaque: THIAGO NEVES (Meia) é o líder do time nessa temporada e vem sendo decisivo nos jogos mais importantes do time. Tem 8 gols e 5 assistências na competição.

 

ATLÉTICO-MG (12º) X ATLÉTICO-GO (20º)

Quinta, Independência, 20:00

Arbitragem: Rodolpho Toski Marques

ATLÉTICO-MG – Escalação Provável: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Gabriel e Fábio Santos; Elias, Adilson, Valdívia e Cazares; Robinho e Fred. Técnico: Oswaldo de Oliveira

Últimas Partidas: EDVED

ATLÉTICO-GO – Escalação Provável: Klever; Jonathan, Wllian, Gilvan e Breno Lopes; Luiz Fernando, Marcão, Andrigo, Igor e Jorginho; Walter. Técnico: João Paulo Sanches

Últimas Partidas: DDDED

Esse jogo promete muito pelo lado do Galo, mas será o time capaz de entregar o que os Cartoleiros querem? Uma goleada limpa? É difícil de acreditar que isso irá acontecer quando falamos de um dos piores times mandantes da competição e que tem apenas uma vitória nos últimos 5 jogos. O fato é que todos enxergam potencial nesse time do Galo, mas de ter a por em campo é outra história. Enfrentar o lanterna da competição e virtualmente rebaixado ajuda, mas não resolve e apesar do time ter o maior percentual de vitória e grandes chances de golear não estou muito confiante que isso vá concretizar, pois mesmo desesperado pra vencer o Dragão não está escancarando atrás e continua fazendo seu jogo de marcação e lutar por uma bola pra tentar vencer. No primeiro turno o galo venceu por 2×1 e deve vencer esse duelo também, mas ainda não estou confiante em uma goleada como todos esperam.

Palpite: ATLÉTICO-MG

ATLÉTICO-MG – Destaque: ROBINHO (Atacante) desde a chegada do técnico Oswaldo de Oliveira ele melhorou muito e vem sendo o principal jogador do time no ataque fazendo gols e dando passes.

ATLÉTICO-GO – Destaque: WALTER (Atacante) vem se destacando nas últimas partidas pelo time e está fazendo gols. Já tem 5 gols na competição e quer continuar marcando.

 

SÃO PAULO (9º) X CHAPECOENSE (14º)

Quinta, Pacaembu, 20:00

Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique

SÃO PAULO – Escalação Provável: Sidão; Araruna, Arboleda, Rodrigo Caio e Edimar; Petros, Jucieli, Marcos Guilherme, Jonathan Gomez (Lucas Fernandes) e Hernanes; Pratto. Técnico: Dorival Júnior

Últimas Partidas: VDVVV

CHAPECOENSE – Escalação Provável: Jandrei; Apodi, Douglas (Luiz Otávio), Fabrício Bruno e Reinaldo; Moisés Ribeiro, Canteros, Luiz Antonio e Amaral; Arthur e Wellington Paulista. Técnico: Gilson Kleina

Últimas Partidas: DVVEE

Com uma boa campanha nesse segundo turno o Tricolor já está praticamente salvo de rebaixamento e já pensa em algo mais nessa competição. A vaga no G6 está difícil, mas não impossível e para conseguir sonhando com essa vaga o time irá pensar jogo a jogo e o próximo é contra a Chape, que venceu o time do Morumbi por 2×0 no primeiro numa das partidas mais apáticas do time no ano. Com boas chances de vencer o Tricolor deve golear? Acredito que não. Estou vendo essa partida sendo mais burocrática, com o time controlando as ações e evitando cometer erros que podem dar espaço ao time de Chapecó fazer o gol e se fechar mais ainda lá atrás. Acredito que o São Paulo vai vencer, mas não será um grande jogo nem por um placar tão elástico, mas é possível que o time devolva o placar de 2×0 sofrido no primeiro turno.

Palpite: SÃO PAULO

SÃO PAULO – Destaque: HERNANES (Meia) tem a maior média de pontos entre todos os jogadores do Brasileirão. Ele tem 9 gols e 3 assistências em 16 jogos é muito importante na bola parada. É batedor oficial de pênaltis.

CHAPECOENSE – Destaque: ARTHUR (Atacante) artilheiro do time na competição com 6 gols tem também 6 assistência e está entre os atacantes que mais participou de lances de gol nessa competição.

 

FLUMINENSE (13º) X CORITIBA (15º)

Quinta, Maracanã, 21:00

Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro

FLUMINENSE – Escalação Provável: Cavalieri; Lucas, Gum (Reginaldo), Henrique e Marlon; Douglas, Wendel (Marlon Freitas), Sornoza e Scarpa; Marcos Júnior e Henrique Dourado. Técnico: Abel Braga

Últimas Partidas: VVDEV

CORITIBA – Escalação Provável: Wilson; Léo, Werley, Cléber e Carleto; Alan Santos, Jonas, Tiago Real e Yan; Rildo e Henrique Almeida. Técnico: Marcelo Oliveira

Últimas Partidas: DVEVV

Com a vitória no clássico o Flusão ganhou uma moral extra pra enfrentar um adversário direto nessa luta de meio de tabela, onde quem perder se aproxima do rebaixamento e quem vencer se salva e ainda se aproxima de um possível G9 de vagas para a Libertadores. Esse pode ser um dos grandes jogos dessa rodada e com muitos gols. No primeiro turno o Flusão venceu o Coxa fora de casa por 2×1 e o vejo o Coxa,que vem de vitória por goleada, com totais condições de também vencer o adversário. Jogando como mandante o Fluminense tem campanha média, assim como o Coritiba tem uma campanha média jogando fora de casa. Ambas as equipes fazem e sofrem muitos gols, então tudo leva a crer que esse poderá ser um grande jogo e com muitos gols e assim espero.

Palpite: FLUMINENSE

FLUMINENSE – Destaque: HENRIQUE DOURADO (Atacante) é o artilheiro da competição com 16 gols ao lado de Jô e não desperdiça uma cobrança de pênalti.

CORITIBA – Destaque: HENRIQUE ALMEIDA (Atacante) com 7 gols e 1 assistências na competição o atacante é o artilheiro do time na competição e se o time quiser escapar do Z4 vai precisar dos gols do atacante.