No centenário da Revolução Bolchevique, relembre atletas socialistas

Corinthians.com.br/Agência Corinthians/Reprodução

Na última terça-feira (07) comemorou-se o centenário da Revolução Bolchevique (também conhecida como Revolução Vermelha ou Revolução de Outubro), que fez surgir a União Soviética e levou ao poder os bolcheviques – que, tempos depois, foi o embrião do Partido Comunista. A Revolução marcou época, dividindo tempos depois o mundo entre comunistas e capitalistas na Guerra Fria. É óbvio que o esporte não ficou de fora dessa divisão. Até hoje, muitos desportistas se consideram atletas socialistas.

A relação de atletas socialistas é extensa e abrange vários esportes. Aqui, focou-se no futebol – esporte mais popular do Brasil e do mundo. Destaques nacionais e internacionais, de várias classes sociais e clubes, estão presentes na lista preparada especialmente pelo Torcedores.com.

Antes, uma observação: embora seja conhecida como Revolução de Outubro, a Revolução Bolchevique começou, de fato, dia 07 de novembro de 1917. A explicação está no calendário. Até 1918, a Rússia (e, posteriormente, a União Soviética) utilizava o calendário juliano. Só então foi adotado o calendário gregoriano. Em Portugal e nas antigas colônias ibéricas (caso do Brasil), o calendário utilizado é o gregoriano desde 1582. O principal motivo para a demora russa na mudança do calendário é religiosa: os católicos apostólicos romanos adotaram o novo formato de imediato, enquanto protestantes e ortodoxos tardaram para fazer a mudança. A Rússia, como país católico ortodoxo, fez a mudança da data apenas depois da Revolução.

Confira abaixo alguns atletas socialistas e a relação deles com essa ideologia política – seja comunismo, seja socialismo:

LEIA MAIS
CORINTHIANS 106 ANOS: O 1º TÍTULO DA DEMOCRACIA CORINTHIANA
CASAGRANDE DESABAFA SOBRE LEÃO “NÓS SOMOS COMPLETAMENTE DIFERENTES”
CASAGRANDE DETONA ATUAL GERAÇÃO DE JOGADORES E DIZ: ‘NINGUÉM SE PREOCUPA COM NADA’
CASAGRANDE RELEMBRA CONCENTRAÇÃO NO CORINTHIANS: “A GENTE BEBIA CERVEJA E FUMAVA”
CORINTHIANS HOMENAGEIA DR. SÓCRATES POR SEUS 62 ANOS
ÍCONE DO FUTEBOL BRASILEIRO, JOÃO SALDANHA É HOMENAGEADO NO RIO
JOÃO SALDANHA 100 ANOS: JORNALISTAS ANALISAM O SEU LEGADO

Você é bom de apostas esportivas? Conheça a Bumbet e aproveite bônus especiais