Bahia conquista vaga para a Copa Sul-americana pela 5ª vez

Sem mais chances de alcançar a Libertadores via G-7, o Bahia já tem vaga assegurada para disputar a Copa Sul-americana de 2018.

Victor de Freitas
Baiano, 25 anos, jornalista formado pela Universidade Jorge Amado (UniJorge). Apaixonado por esportes em geral, de preferência basquete, tênis e futebol. Contato: victorw10@outlook.com

Crédito: Foto: Divulgação

Com 49 pontos e ocupando o 11º lugar na classificação, o Bahia não pode mais ser alcançado por times que estão fora da zona da Sul-americana. Por outro lado, ficou quatro pontos atrás do G-7.

Ainda há chances remotas de conquistar uma vaga na Libertadores. Porém, o Esquadrão precisaria de uma grande combinação de resultados ao seu favor.

Além de vencer o São Paulo fora de casa, o Tricolor precisa contar com tropeços de Botafogo, Chapecoense e Atlético-MG na última rodada para terminar em oitavo ou nono lugar – todos estes jogarão em casa. Mas não é só isso. Grêmio e Flamengo também precisam ser campeões dos torneios continentais para abrir mais vagas de classificação.

SUL-AMERICANA

Com a vaga já assegurada, o retorno do Esquadrão à Sul-americana acontece após dois anos de ausência. Antes disso, havia disputado o torneio continental em quatro anos consecutivos (2012, 2013, 2014 e 2015).

Nas temporadas 2012 e 2015, o Bahia foi eliminado ainda na fase nacional, perdendo para São Paulo e Sport. Já em 2013 e 2014, o Tricolor passou para a segunda fase da competição e foi eliminado por Atlético Nacional-COL e César Vallejo-PER.