Copa do Mundo: Brasil é a 10ª seleção mais velha entre as classificadas, veja o ranking completo

Foi divulgado nessa terça-feira (28), o 30º Relatório Mensal do Observatório de Futebol CIES, nesse balanço foi analisado o perfil das 32 equipes classificadas para a Copa do Mundo da FIFA 2018, na Rússia. Um dos temas de estudo foi a média de idade entre as seleções, o índice padrão indicou uma média de 27,4 anos entre os jogadores. O Brasil, portanto, ficou bem próximo dessa estatística, a seleção canarinha têm uma média de 27,9 anos por jogador e será a 10ª seleção mais velha do Mundial na Rússia. O período desse levantamento ocorreu entre julho de 2016 e novembro desse ano.

Cido Vieira
Jornalista em formação, e apaixonado por futebol desde criança. No Torcedores.com desde o ano de 2017, já acumulei diversas funções no site e atualmente me dedico a cobertura do futebol nordestino.

Almejando alcançar uma tão sonhada vaga no Mundial desde 1976, o Panamá enfim conquistou a sua classificação inédita para uma Copa do Mundo, a seleção da América Central, destaca-se como a seleção mais experiente entre todas as equipes, a média de idade panamenha atinge 29,4 anos. Da mesma confederação, a Costa Rica aparece logo na sequência com média de 29 anos de idade,  mesmo índice da Islândia, – país que também conquistou uma vaga inédita para a Copa.

No ponto oposto do ranking, a Nigéria, conhecida por sempre ter uma base muito promissora, aparece como a seleção mais jovem do Mundial, o país africano irá à Rússia com uma média 24,9 anos de idade, atual campeã a Alemanha surge em segundo com 25,7 anos de idade por jogador. Veja abaixo o ranking completo desse levantamento.

 Reprodução: CIES Football Observatory